Notícias

Destaques Climatempo » Frio se afasta do Brasil. Chove no Sul, Norte e Nordeste.

O ar frio polar se afasta do Brasil e a temperatura sobe rapidamente nesta quinta-feira e passa dos 30°C à tarde em quase todo o Sudeste e no Centro-Oeste.  Uma nova mudança na circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, vai formar novas áreas de nuvens carregadas sobre a Região Sul. Pancadas de chuva também ocorrem no Nordeste e no Norte do Brasil por causa do calor e da grande disponibilidade de ar úmido e da presença da Zona de Convergência Intertropical que ainda está ativa na costa norte do Brasil. 

 

Confira a seguir os detalhes da previsão do tempo para esta quinta-feira, 16 de maio de 2024.

 

Chove no Sul, Norte e Nordeste do Brasil de 16/5/24

 

Volta a chover no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O Paraná terá sol na maior parte do dia, apenas com muitas nuvens na região de Foz do Iguaçu.


No Rio Grande do Sul, depois de dois dias de sol, as nuvens voltam a deixar o céu nublado em todo o estado e tem previsão de chuva em praticamente todo o estado.

 

Alerta para temporais no norte gaúcho, incluindo a Serra e o Planalto.

Na região de Porto Alegre, a chuva deve cair de forma moderada. Mas no oeste, em áreas do centro-norte e litoral norte, pode chover com moderada a forte intensidade.


Já em Santa Catarina, embora haja previsão de chuva para todo o estado, a preocupação com chuva moderada a forte é apenas para áreas no oeste e centro-sul do estado, incluindo a serra e o litoral sul catarinense, que receberam grande volume de chuva nos últimos dias.

 

A Marinha do Brasil alerta para ressaca no litoral sul gaúcho até 9 horas desta quinta-feira. Mas o trecho entre Mostardas (RS) e Florianópolis (SC) e também entre Santos(SP) e Campos dos Goytacazes (RJ) ficam em alerta para ressaca o dia todo, com ondas de 2,5m a 3,0m.


O ar frio polar intenso sai do Sul do Brasil e tendência é de elevação da temperatura, de forma geral. Mas no Rio Grande do Sul, com predomínio de céu nublado e a chuva, a temperatura segue baixa, mas com marcas acima de 0°C.

 

No Sudeste, uma frente fria se afasta cada vez mais do Espírito Santo, mas ainda chove um pouco pelo litoral e no norte do estado. As demais áreas da Região Sudeste vão ter sol na maior parte do dia. A Zona da Mata mineira, o Vale do Rio Doce, a região serrana e o norte do estado do Rio de Janeiro vão ter um pouco de sol, mas sempre junto de muitas nuvens.

 

Atenção no leste de São Paulo com a visibilidade nas estradas e aeroportos no começo da manhã. Há risco de nevoeiro, incluindo a Grande São Paulo. Mas depois do friozinho e do nevoeiro, o sol vem forte.


Na região da cidade do Rio de Janeiro, a quinta-feira até amanhece com muitas nuvens, mas depois o sol vem forte.


O calor volta forte à tarde em todas as áreas do Sudeste.


Na Região Centro-Oeste, o destaque nesta quinta-feira é para a volta do calorão. O ar polar que derrubou a temperatura se afasta rapidamente. Com o sol desde cedo, o ar esquenta bastante . Só tem previsão de poucas pancadas de chuva no extremo norte de Mato Grosso, na divisa com o Pará e com o Tocantins.

 

O tempo segue instável nesta quinta-feira em praticamente toda a Região Norte. O sol predomina o dia todo no extremo sul do Tocantins e na divisa deste estado com a Bahia, no sul/sudeste do Amazonas e em quase todo o Acre.


No extremo oeste do Acre, e em todas as outras regiões do Norte do Brasil, as pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora, intercalada com períodos de sol. Há risco de chuva forte especialmente no centro-oeste do Amazonas e no leste do Amapá


No Nordeste, esta quinta-feira é com sol e tempo firme no interior da Bahia, no centro-sul do Piauí e nas áreas de sertão. Pancadas de chuva podem ocorrer em todas as demais áreas do Nordeste, mas intercaladas com períodos de sol.

 

A chuva deve ser com moderada intensidade no extremo sul da Bahia, na região de Salvador e no litoral norte baiano. Atenção para chuva moderada a forte em todo o litoral desde a Paraíba até o Maranhão

 


Tempo Real

Condições da Chuva
Baia de Guanabara Normalidade
Baia de Sepetiba Normalidade
Barra/Jacarepagua Normalidade
Zona Sul Normalidade
Legenda: Baixa Média Alta
Probabilidade de Escorregamentos
Baia de Guanabara Baixa
Baia de Sepetiba Baixa
Barra/Jacarepagua Baixa
Zona Sul Baixa
Legenda: Baixa Média Alta Muito Alta

Copyright Climatempo 2011. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.
Este convênio tem por objeto a integração de esforços para o DESENVOLVIMENTO TÉCNICO e DIVULGAÇÃO das informações do Sistema de Alerta de Chuvas Intensas e de Deslizamentos em Encostas da Cidade do Rio de Janeiro (Sistema AlertaRio) e imagens de instrumentos técnicos integrantes deste sistema, mediante repasse de informações técnicas e demais dados entre a PREFEITURA DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, GEO-RIO e CLIMATEMPO.