Oferecido por
O Brasil é um país muito grande e inverno não significa frio em todos os lugares. `Para a maioria das áreas do Centro-Oeste, do Norte e também do Nordeste, os meses de inverno são caracterizados por dias com muito sol, sem nuvens, sem chuva e quentes. Temperaturas baixas são até observadas à noite, mas a sensação de calor predomina. Na tarde de 28 de julho de 2015, a temperatura no norte de Mato Grosso chegou aos 40°C, na região do aeroporto de Alta Floresta.
Porto Velho, capital de Rondônia, teve a tarde mais quente do ano, com temperatura máxima de 35,5°C. A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia.
Outra característica do inverno no centro-norte do Brasil é o ar muito seco à tarde, com níveis de umidade do ar que podem até ficar abaixo dos 20% em vários dias. Pela orientação da Organização Mundial da Saúde, o nível de umidade do ar confortável para saúde humana e por volta de 60%.
Campo Grande , capital de Mato Grosso do Sul, registrou a menor umidade relativa do ar este ano: 22% às 15 horas, de acordo com o Inmet.
Calor e ar seco são ainda mais comuns no centro-norte do Brasil em agosto. Estas condições meteorológicas são associadas ao predomínio de um sistema de alta pressão atmosférica que normalmente se intensifica sobre o país nesta época do ano e causa um bloqueio atmosférico.
Nos próximos dias, o Brasil vai secar e esquentar mais.
A meteorologista Josélia Pegorim explica os efeitos deste sistema de alta pressão sobre o Brasil nos próximos dias.
São Paulo registra tarde mais seca do ano
Tempo seco causa problemas os olhos. Saiba o que é blefarite!