Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Setembro seco no Norte

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    2 min de leitura

    Oferecido por

    Climatologicamente, setembro é um dos meses menos chuvosos no Norte do Brasil. Mas esse setembro de 2015 está sendo marcado por pouca chuva na Região. Isso é influência do El Niño, que provoca redução das chuvas na parte norte e leste da região Norte e também em quase todo o Nordeste. Na figura abaixo, fornecida pela NOAA, estão os efeitos do El Niño em todo o mundo quando ele ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro, e entre junho e agosto.

     

     

    Nos mapas abaixo está a comparação entre a chuva acumulada e a anomalia de chuva entre os dias 01 e 25 de setembro (dados do INMET).

     

    src="http://www.climatempo.com.br/climapress/galeria/2015/09/c2e015e4f00f137c348e7d57d8c4a9c3.jpg" alt="" width="408" height="367" />

     

    Em consequência do tempo aberto e dos vários dias seguidos de sol forte, as temperaturas tem ficado acima da média em muitas áreas. Cidades entre Tocantins e norte do Amazonas vem registrando máximas entre 35ºC e 40ºC constantemente. Manaus, por exemplo, teve a maior temperatura da história registrada no dia 21 de setembro, com 38,9ºC. A maior máxima já observada, até então, era de 38,2°C em novembro de 1982. Em Boa Vista a maior temperatura deste ano é de 39,2ºC no dia 24 de setembro. O recorde absoluto é de 39,5ºC, registrados em maio de 1979.

     

    Nos próximos dias a chuva ainda ocorre de forma muito irregular sobre o Norte brasileiro, sem acumulados significativos, e o calor vai continuar intenso.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias