Oferecido por
Chapala é um ciclone tropical que se organizou rapidamente nas últimas 24 horas no mar da Arábia. No boletim das 21 UTC (19 horas em Brasília), emitido pelo Departamento de Meteorologia da Índia, que é responsável pelo monitoramento de ciclones nesta parte do globo, Chapala foi classificado como um ciclone tropical severo. A tormenta estava com lento deslocamento, em torno de 7 km/h, em direção ao sul de Omã e ao Iêmen.
Os ventos constantes estimados por satélites meteorológicos estavam entre 95 km/h e 105 km/h, mas com rajadas de até 115 km/h. A pressão mínima no centro foi estimada em 988 hPa. Com esta característica, Chapala era foi classificado na noite de 29 de outubro de 2015 como um ciclone tropical forte. Porém, a previsão é de que se intensifique muito nas próximas 48 horas. A previsão do serviço de meteorologia indiano é de que Chapala evolua para o um ciclone tropical “extremamente forte”, o penúltimo grau da escala abaixo apenas de um “super ciclone”. Se chegar a este grau de severidade, entre o sábado, 31 de outubro, e o domingo, 1 de novembro de 2015, Chapala poderá estar com ventos entre 170 e 180 km/h e rajadas de quase 200 km/h.
O forte ciclone tropical Chapala não afeta a Índia A projeção de deslocamento feita às 21 UTC (19h em Brasília) de 29 de outubro de 2015 previa que Chapala entrasse em território do Iêmen no dia 2 de novembro, numa região litorânea entre Nishtun e Al Gaydah.
Entenda a diferença entre ciclone tropical e um furacão e um ciclone extratropical e saiba onde cada sistema se forma.