Oferecido por
Depois da chuvarada de janeiro, quando muitas áreas do país tiveram chuva acima da média, a chuva de fevereiro vem decepcionando. Os volumes de chuva médios de fevereiro são elevados, em geral de 150 a 250 mm em grande parte do país. Em muitas áreas do Centro-Oeste e do Norte, a média de chuva de fevereiro é da ordem dos 300 mm e podem até superar este valor em algumas áreas.
A primeira quinzena de fevereiro terminou com chuva muito abaixo da média em praticamente todo o Brasil. Entre as capitais há poucas exceções. A chuva acumulada em 17 dias de fevereiro superou a média apenas em Curitiba e em Porto Alegre. Em várias delas, como em Brasília, Vitória, São Luís, onde agora é época de chuva frequente, Palmas, a chuva que caiu em 17 dias não chega a 40% da média histórica.
A redução da chuva em fevereiro sobre a maior parte do Brasil está fortemente relacionada com a intensificação da alta subtropical do Atlântico Sul sobre o Brasil, a ASAS. Como toda alta pressão atmosférica, a ASAS reduz a umidade, a nebulosidade e a frequência da chuva.
Sem chuva e sem ar polar, o Brasil esquentou novamente em fevereiro e deve continuar quente pelo menos por mais 10 dias. Quando a chuva voltará a ser mais frequente sobre o Brasil? A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre como será a distribuição da chuva sobre o Brasil até o início de março.