Oferecido por
Não tem nenhuma frente fria para passar pelo Sudeste do Brasil, mas as condições para chuva vão aumentar nesta quinta-feira com o deslocamento de um cavado.
O ar continua quente e com a umidade do ar elevada na maioria das áreas do Sudeste, a passagem do cavado vai facilitar a formação de nuvens carregadas nesta quinta-feira. As condições para pancadas de chuva aumentam por todo o Sudeste, até no Espírito Santo e em parte do norte de Minas Gerais, regiões que estão muito secas, mesmo assim, a chuva será mais frequente e volumosa sobre São Paulo, no Rio De Janeiro, no centro-sul e no sudoeste de Minas Gerais.
Pode até chover forte, mas a chuva não será generalizada e nem vai se prolongar por muitas horas.
Calor e menos chuva para o fim de semana
Mas quem quer mais chuva terá uma decepção no fim de semana. Após a passagem do cavado, um sistema de alta pressão ganha força sobre o Sudeste e vai diminuir a umidade e as condições para chuva no fim de semana. O primeiro fim de semana de abril no Sudeste promete calor, sol e praia, mas pouca chuva.
O mapa mostra a estimativa do volume de chuva sobre o Sudeste em 5 dias, até 4 de abril de 2016. Os tons avermelhados representam volumes de chuva que não devem superar os 30 mm acumulados.
O que é o cavado?
Um cavado é uma região na atmosfera onde há uma tendência da queda da pressão do ar. A influência de um cavado é semelhante a de uma área de baixa pressão atmosférica e facilita a formação de nuvens carregadas com potencial para provocar chuva.
Nos mapas de vento e de pressão atmosférica analisados diariamente pelos meteorologistas, o cavado aparece como uma região onde a pressão do ar está menor do que outras áreas próximas e os ventos tendem a girar no sentido horário, como na baixa pressão.
A meteorologista Josélia Pegorim explica a passagem do cavado pelo Sudeste