Oferecido por
Um sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre o Brasil nos próximos dias e vai reduzir as condições para chuva em muitas áreas do país. Qualquer sistema de alta pressão diminui a umidade do ar. A redução da umidade vai diminuir a nebulosidade e também as condições para chuva. Quando a alta pressão está atuando sobre uma região, menos nuvens se formam e a chance de chover também é menor.
Um sistema de alta pressão vai predominar sobre o Brasil durante a primeira quinzena de abril e vai diminuir a chuva sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e também em parte do Sul e do Nordeste.
Os mapas abaixo mostram o volume de chuva estimado para o Brasil para o período de cinco dias. Os tons de verde forte indicam os maiores volumes de chuva, que superam 100 mm acumulados em cinco dias. Os tons de vermelho-terra representam volumes acumulados baixos, que não passam dos 30 mm.
Além de reduzir a chuva, este sistema de alta pressão atmosférica vai causar um bloqueio dificultando a entrada de ar polar no Brasil. Uma frente fria deve conseguir avançar pelo Sul do Brasil após o dia 10 de abril
Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim