Oferecido por
BR abaixo de zero
A madrugada e o amanhecer de 28 de abril de 2016 foram os períodos de frio mais intenso provocados pela grande e forte massa de ar polar que desde segunda-feira vem derrubando a temperatura no Brasil.
Praticamente toda a Região Sul, o Mato Grosso do Sul, São Paulo e o sul de Minas Gerais amanheceram com menos de 10°C. No sul, os termômetros ficaram vários graus abaixo de zero.
Confira algumas temperatura registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia até às 7 horas, apenas na medição automática.
Bom Jardim da Serra, SC: -3,6°C
São Joaquim, SC: -1,4°C
Clevelândia, PR: -0,5°C
São José dos Ausentes, RS: -0,3°C
Curitibanos, SC: 0,9°C
Lages, SC: 0,9°C
Lagoa Vermelha, RS: 1,0°C
São Mateus do Sul, PR: 1,0°C.
Em São Paulo, a temperatura chegou aos 4,0°C em Barra do Turvo. Em Mato Grosso do Sul, a menor temperatura até às 7 horas foi 4,6°C em Dourados e em Sidrolândia. No Sul de Minas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 5,1°C em Monte Verde. O frio foi intenso no Triângulo Mineiro com temperatura de 10,4°C em Ituiutaba e em Campina Verde.
Em Mato Grosso, a temperatura baixou para 9,3°C em Alto Taquari. Em Rio Verde, no sul de Goiás, a temperatura mínima até 7 horas era de 10,2°C. Outro dado impressionante é a temperatura de 14,1°C em Sorriso, no norte de Mato Grosso.
No Acre, a temperatura em Epitaciolândia foi de 14,1°C. O frio intenso favoreceu a ocorrência de geada em todos os estados do Sul, em áreas do sul e oeste de São Paulo e no sul de Mato Grosso do Sul. Como foi previsto pela Climatempo, geou na região de Curitiba. A foto é de Jessica Ocanha, de Araucária, na região metropolitana de Curitiba.
No decorrer desta quinta-feira, o ar frio desta enorme e forte polar é sentido de forma suavizada no Amazonas, no centro-sul do Pará, do Tocantins, na região norte de Goiás, no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo.
E depois deste frio intenso, o calorão vai voltar?
Neve confirmada em Santa Catarina na noite de 27 de abril de 2016