Oferecido por
Cidades o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo ficaram entre as 10 mais quentes do Brasil nesta quarta-feira, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Em Alegre (ES), a temperatura chegou aos 38°C e em Alfredo Chaves a 38,4°C. Governador Valadares registrou máxima de 38,3°C.
O calorão está com horas contadas
A forte frente fria que entrou no Brasil provando temporais e derrubando a temperatura chega nesta quinta-feira ao Espírito Santo e ao norte de Minas Gerais causando uma grande mudança no tempo. Depois de um dia ensolarado, muitas nuvens voltam a se formar e várias pancadas de chuva vão ocorrer. A chuva não deve ser generalizada no norte mineiro, mas há risco de raios. Pode até chover forte em algumas áreas do sul capixaba.
Queda da temperatura
A combinação do excesso de nuvens, chuva e do ar polar que chega ao norte mineiro ao Espírito Santo faz a temperatura baixar. O calorão começa a diminuir nesta quinta-feira, mas a temperatura vai baixar mais até o sábado, quando ainda há condições para chuva.
Vai refrescar bastante até lá, mas a temperatura volta a subir na próxima semana. A chuva desta frente fria não vai reverter o quadro de seca e nem vai se prolongar por muitos dias.
Por que não esfria muito no ES e no norte de MG?
Por causa da localização geográfica, o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais estão sempre mais distantes do centro das massas polares, que são as regiões onde o frio é mais intenso. O ar frio chega primeiro e com mais força aos estados do Sul ou a São Paulo e ao Mato Grosso do Sul do que ao Espírito Santo e ao norte mineiro. Além disso, nem todas as massas polares que chegam ao Brasil são fortes o suficiente para influenciar estas áreas da Região Sudeste.
Esta enorme massa polar que entrou no Brasil provoca frio até na Região Norte.