Oferecido por
O solstício de inverno ocorre no dia 20 de junho, às 19h34, pelo horário de Brasília. É o início oficial da estação.
No Brasil, o tempo seco, dias com sol e poucas nuvens, noites frias, são características do inverno na maior parte do país. Com a atmosfera cada seca, é comum termos vários dias consecutivos sem chuva. Mas muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do interior do Nordeste e do Tocantins podem passar semanas seguidas em precipitações.
A porção norte da Região Norte tem chuva frequente no inverno, mas que já não é tão volumosa como no verão. Na costa leste do Nordeste podem ocorrer eventos de chuva forte por causa da passagem de frentes frias e de distúrbios ondulatórios de leste.
A chuva do inverno no centro-sul do Brasil ocorre basicamente durante a passagem das frentes frias, que podem vir acompanhadas de massas polares extremamente fortes, como as que passaram pelo Brasil na primeira quinzena de junho. É a sucessiva passagem destas massas polares sobre o Brasil que ressecam e esfriam a atmosfera.
Diante do frio rigoroso que sentimos no fim do outono será que vai esfriar ainda mais no inverno? Neste ano de 2016 teremos o frio que não tivemos nos últimos dois anos. Os invernos de 2014 e 2015 foram com pouco ou nenhum frio notável. Em particular no ano de 2015, por causa da influência de um forte fenômeno El Niño, as massas polares intensas foram bloqueadas e praticamente não chegaram ao Brasil.
Confira a tendência da Climatempo para o inverno de 2016 elaborada pelo meteorologista Alexandre Nascimento.