Junho termina menos gelado em Porto Alegre

26/06/2016 às 18:27
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperaturas estão cerca de 3°C abaixo da média

A tarde deste domingo foi a mais quente em Porto Alegre em quase um mês. A temperatura máxima foi de 22,2°C segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a maior máxima desde 28 de maio, quando a temperatura alcançou foi de 22,8°C.

Todo o estado do Rio Grande do Sul está tendo muito mais frio que o normal em junho de 2016, que já pode ser considerado um mês histórico em relação ao frio.

A sucessiva passagem de massas polares sobre o Rio Grande do Sul desde o fim de abril, várias delas com forte intensidade, não deu espaço para um aquecimento relevante e fez com que as temperaturas se mantivessem diariamente em patamares abaixo da média para junho, que em anos de normalidade Climatológica já é um mês frio.

 

Os mapas representam a anomalia (diferença em relação à média) da temperatura mínima (esquerda) e da temperatura máxima (direita). Os tons de azul indicam anomalia negativa, isto é, temperatura abaixo da média.

 

 

Porto Alegre gelada

Junho de 2016 está sendo gelado demais em Porto Alegre, o que está fazendo muito gaúcho que gosta de frio reclamar do freezer que virou a capital gaúcha. Os números comprovam o que o corpo vem sentindo. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, de 1 a 26 de junho, Porto Alegre teve sete madrugadas com temperatura maior ou igual a 10,0°C. A média das temperaturas mínimas medidas de 1 a 26 de junho foi de 7,8°C, valor que está 2,9°C abaixo da mínima climatológica para junho que é 10,7°C.

Mais impressionante ainda é o que vem acontecendo com a temperatura à tarde. De 1 a 26 de junho, o termômetro passou dos 20,0°C apenas duas vezes. A média das temperaturas máximas registradas de 1 a 26 de junho foi de 16,3°C, que está 3,1°C abaixo da média climatológica da temperatura máxima para junho que é 19,4°C.

 

 

 

Nas duas avaliações já estão incluídas as temperaturas mínima e máxima do domingo, 26 de junho, que foi um dos dias mais quentes em Porto Alegre em quase um mês. A temperatura mínima foi de 12,1°C e a máxima de 22,2°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. A tarde deste domingo foi a mais quente desde 28 de maio, quando a temperatura máxima alcançou foi de 22,8°C.

 

Junho termina menos gelado

Com estas marcas, se o mês terminasse no dia 26, junho de 2016 certamente já estaria pelo menos na lista dos 10 junhos e dos meses mais gelados já registrados em Porto Alegre.

Mas os últimos quatro dias de junho de 2016 serão menos frios e vão contribuir para a elevação da média da temperatura mínima e da temperatura máxima em Porto Alegre. A previsão é que de 27 a 30 de junho, a mínima supere a marca dos 10,0°C e máxima fique sempre acima dos 20,0°C.

 

Confira a previsão para a Região Sul

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

29°
max

0mm / 0%