Oferecido por
Um ciclone extratropical se formou no litoral entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. A pressão mais baixa estimada para este ciclone as 9 horas de 6 de julho foi de 1000 hPa. O centro de baixa pressão deste ciclone extratropical deve focar mais intenso, com pressão mais baixa nesta quinta-feira, 7, mas esta intensificação ocorre já em alto-mar, numa área oceânica afastada do continente.
Na animação, a letra B indica o centro da baixa pressão atmosférica do ciclone extratropical.
Ache a sua tribo e a sua melhor onda no Climasurf
A formação deste ciclone causou uma forte agitação marítima que se espalha pelo litoral das Regiões Sul e Sudeste nos próximos dias.
Nesta quinta-feira, o mar fica muito agitado em todo o litoral da Região Sul e a agitação chega ao litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro, fazendo o mar subir rapidamente no decorrer do dia. No litoral da Região Sul, as ondas ficam em torno dos 2,0 metros, com picos maiores, mas há risco de ressaca especialmente entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e o litoral sul de Santa Catarina, onde as ondas podem alcançar de 2,5 a 3,0 metros.
Durante a tarde e noite de dia 8 de julho, o mar ainda estará bastante agitado no litoral da Região Sul, mas a altura das ondas já começa a baixar e continua diminuindo no sábado, 9 de julho.
A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil alerta para ressaca entre 9 horas de 6 de julho e 9 horas de 7 de julho (hora de Brasília) no litoral do Rio Grande do Sul e no litoral sul de Santa Catarina, até o cabo de Santa Marta. Confira o aviso original
AVISO NR 807/2016
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 1700 HMG - TER - 05/JUL/2016
RESSACA ENTRE CHUI (RS) E CABO DE SANTA MARTA (SC) A PARTIR DE 061200 HMG. ONDAS DE SW/S 2.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 080000 HMG.
Entre o cabo de Santa Marta e Florianópolis, a DHN alerta para ressaca entre 9 horas de 7 de julho e 9 horas de 8 de julho (hora de Brasília), com ondas de até 2,5 metros. Veja o aviso original.
AVISO NR 808/2016
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 1700 HMG - TER - 05/JUL/2016
RESSACA ENTRE CABO DE SANTA MARTA (SC) E FLORIANÓPOLIS (SC) A PARTIR DE 071200 HMG. ONDAS DE SW/S 2.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 081200 HMG.
Ressaca no litoral de SP e do RJ
O pico da agitação na Região Sudeste ocorre no dia 8 de julho. As ondas podem chegar aos 2,0 metros no litoral sul de São Paulo e na Baixada Santista. Durante a noite, ondas de até 2,0 metros podem ocorrer no litoral sul do Espírito Santo, mas sem ressaca.
A agitação será mais intensa no dia 8 de julho no litoral no norte de São Paulo, com risco de ressaca e ondas de até 2,5 metros.
No litoral do Rio de Janeiro também há risco de ressaca com ondas de até 3,0 metros durante a sexta-feira, 8 de julho. Na madrugada e manhã de 9 de julho, as ondas ainda podem chegar a 2,5 metros e ainda há risco de ressaca.
No Espírito Santo, não há risco de ressaca, porém as ondas podem chegar aos 2,0 metros na madrugada e manhã de 9 de julho.
A agitação marítima diminui na tarde e noite do dia 9 de julho no Sul e no Sudeste.
Ressaca na costa leste do Nordeste
A DHN alerta também para ressaca no litoral leste do Nordeste entre Maceió e o Rio Grande do Norte entre 9 horas de 6 de julho e 21 horas de 7 de julho, hora de Brasília.
Veja o aviso original
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 1700 HMG - TER - 05/JUL/2016
RESSACA ENTRE MACEIO (AL) E TOUROS (RN) A PARTIR DE 061200 HMG. ONDAS DE SE/E 2.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 080000 HMG.