1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Ar polar pode dar uma "esticada" na primavera
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ar polar pode dar uma "esticada" na primavera

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Com a chegada da primavera, aumenta também a expectativa pelos dias mais quentes. A estação traz o maior aquecimento do ar para todo o país, mas que acontece gradualmente.

Historicamente, os meses de outubro e novembro são muito quentes em grande parte do Brasil. Mesmo com o aumento da nebulosidade e maior a ocorrência de pancadas de chuva, ainda sobra espaço para muitas horas com sol forte. A diminuição da intensidade e da frequência do ar polar sobre o Brasil facilitam o aquecimento. Noites e inícios de manhãs frios ainda podem ser considerados normais na primeira metade da primavera em muitas áreas do Sul e do Sudeste e até em algumas áreas do Centro-Oeste.

 

Este ano tivemos ondas de frio intenso em maio e em junho. Geou várias vezes em Curitiba e até na Grande São Paulo. O norte de São Paulo e o sul de Minas Gerais tiveram geada forte. Embora com menor duração, massas polares fortes também passaram pelo centro-sul do Brasil em julho e em agosto.

 

 

 

 As manhãs frias do inverno favoreceram a formação da neblina.

 

 

 

O inverno terminou com madrugadas bem frias no Sul e em grande parte do Sudeste, com temperaturas entre 0°C e 5°C em cidades de altitude elevada do Sul e do Sudeste. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, na madrugada de 21 de setembro, a última do inverno, a temperatura mínima no Brasil foi de 1,8°C em Bom Jardim da Serra (Morro da Igreja), na região serrana de Santa Catarina. Mas em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais fez 3,5°C.

 

Será que esta foi a última massa polar forte deste ano? A resposta é não e o ar polar ainda poderá surpreender no começo da primavera. Antes de lavar e guardar os cobertores e edredons mais pesados ouça o recado do meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento. Parece que o ar polar vai dar uma "esticada" pela primavera.

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias