Oferecido por
O ar polar voltou a entrar com força sobre o Sul do Brasil causando uma queda de temperatura muito acentuada nas últimas 24 horas. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, esta sexta-feira amanheceu com temperaturas abaixo dos 10°C em praticamente todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e também no sul do Paraná. Temperaturas acima dos 10°C foram observadas só em Porto Alegre e no litoral gaúcho, no litoral catarinense e no vale do Itajaí e nas outras regiões do Paraná.
As menores temperaturas no Sul ficaram entre 1°C e 5°C, o que mesmo para o Sul do Brasil é muito frio para a segunda quinzena de novembro.
Até 9h, as menores temperaturas observadas na medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia e pelo Epagri-Ciram* foram:
Urupema (SC): 1,3°C
Bom Jardim da Serra (SC): 1,8°C
São Joaquim (SC): 2,6°C
Urubici (SC): 3,2°C
Bom Jesus (RS): 3,2°C
Vacaria (RS): 3,7°C
Este é o último frio da primavera?
No Clima de Viagem: encantos das serras do Sul
Esta massa de ar polar entrou na América do Sul bastante seca e causa uma grande redução nos níveis de umidade no ar na Região Sul do Brasil. Isto vai dificultar muito a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de chuva por vários dias.
Este ar polar seco se espalha também sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil também reduzindo as condições para chuva. Os efeitos desta massa de ar polar serão sentidos sobre o centro-sul do Brasil até meados da próxima semana mantendo as noites e o amanhecer com temperaturas abaixo do normal para esta época do ano.
Entenda porque a primavera de 2016 tem tido dias mais frios do que o normal.
* Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina