Oferecido por
O tempo muito seco e quente ainda predomina sobre a maior parte do Nordeste. Praticamente quase todo o interior nordestino vai permanecer muito quente e ensolarado pelo menos até o domingo (08). Até lá, há chance de alguma chuva fraca apenas no litoral da Região e no interior do Maranhão, Piauí e Ceará.
O termômetro tem subido muito rápido e chegado perto dos 40°C nesta semana. As temperaturas mais altas estão sendo observadas especialmente no Piauí, Paraíba, oeste e norte da Bahia, no centro-sul do Piauí e do Ceará.
Confira a previsão de chuva para os próximos dias no Nordeste
O tempo quente e seco que atinge diversas regiões do interior do Nordeste causa apreensão também no produtor rural que contabiliza prejuízos dentro das lavouras com o solo seco. Os produtores relatam que os quatro últimos anos foram marcados pela estiagem o que acarreta prejuízos na safra agrícola.
Como melhorar a produção no campo?
De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, nesta época do ano, a falta de chuva no Nordeste não é nada anormal. Os modelos matemáticos de previsão não observam uma perspectiva de chuvas fortes e generalizadas para janeiro. “Há uma tendência de chuva um pouco mais regular no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, eventualmente no Ceará e pouquíssima chuva em Salvador, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte”diz Nascimento.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um dos principais sistemas meteorológicos que produzem chuva sobre a porção norte do Nordeste no verão, está atuando fraca com uma perspectiva que volte com mais força ao longo de fevereiro, completa o meteorologista. Veja abaixo o gráfico de Climatologia para São Luís, no Maranhão.
Veja mais sobre a climatologia de São Luís
Será que o oceano Atlântico está a favor do Nordeste? Como fica a chuva do Verão 2017?