Oferecido por
A tarde da terça-feira, 10 de janeiro, foi uma a mais quentes de 2017 até agora em Cuiabá, capital de Mato Grosso. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou às 21h (hora local) a temperatura máxima de 37,1°C. A leitura das 15h já havia dado 36,5°C, valor que igualou a temperatura máxima do dia 7 de janeiro.
A temperatura máxima ocorrida nesta terça-feira está entre as mais elevadas mediadas em Cuiabá, para um dia de janeiro, desde 1961, conforte o banco de dados do INMET.
Calor acima do normal
Cuiabá é uma das capitais mais quentes do Brasil. Mas mesmo assim, para janeiro, uma temperatura de 36°C ou mais é bastante elevada para Cuiabá e está cerca de 4°C acima da média normal de temperatura máxima que é de 32,6°C. Nos primeiros 10 dias do mês, a média das temperaturas máximas diárias foi de 35,4°C.
Alerta contra dengue, chikungunya e zika aumenta com a chegada do verão
Até agora, Cuiabá está tendo menos chuva do que no ano passado e está é uma das razões para o excesso de calor em janeiro. Nos primeiros 10 dias do mês choveu cerca de 27 mm. No ano passado o volume de chuva já somava quase 100 mm no mesmo período. Em janeiro de 2016 choveu 256,8 mm em 31 dias, 22% acima da média normal.
Nos próximos dias, áreas de instabilidade se intensificam sobre o Mato Grosso e todo o estado terá pancadas de chuva mais frequentes. Há risco de temporais também em Cuiabá.
Confira a tendência da chuva para os próximos dias no BR