Oferecido por
Áreas do Espírito Santo, do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, e da Baixada Fluminense, no Rio De Janeiro, tiveram chuvas moderadas as fortes nesta terça-feira. As nuvens carregadas se formaram com a ajuda de um VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da atmosfera) que se encontrava próximo ao litoral da Bahia.
Na imagem da satélite das 18:00Z (ou UTC), 15 horas em Brasília, estas nuvens eram representadas pelas manchas azuladas e esverdeadas observadas entre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Espírito Santo. São Paulo, o centro-oeste e o sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro estavam com pouca nebulosidade por causa da forte influência de um sistema de alta pressão atmosférica. A alta pressão reduz a umidade e as condições para chuva.
Entenda como funcionam as altas e baixas pressões atmosféricas
Mas os ventos vão mudar nos próximos dias e muitas áreas da Região Sudeste voltarão a ter pancadas de chuva e até temporais. A alta pressão está enfraquecendo e no seu lugar vão entrar cavados e baixas pressões.
Esta importante mudança na circulação dos ventos, em diversos níveis da atmosfera, vai permitir que nuvens carregadas voltem a se formar aumentar trazendo de volta as pancadas de chuva.
Confira a previsão para a Região Sudeste para os próximos cinco dias
.
A chuva não voltará de forma generalizada, mas temporais já poderão ocorrer novamente em São Paulo especialmente na sexta-feira. As condições para chuva no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e na Zona da Mata Mineira aumentam no domingo e no Espírito Santo a partir da segunda-feira de Carnaval.
Apesar do aumento da chuva, o calor ainda será sentido.
Veja mais informação no vídeo.