Oferecido por
O tempo começa a mudar no estado do Rio De Janeiro nesta segunda-feira (3), com a aproximação de uma nova frente fria. Hoje, a temperatura já não deve subir como ontem (2), quando os termômetros bateram nos 36°C, resultando na tarde mais quente deste inverno no Rio. A principal mudança nesta segunda, é com relação aos ventos, que vão aumentar de intensidade até a noite.
Tarde mais quente do inverno no Rio de Janeiro
Rajadas de vento de 60 km/h
O Grande Rio amanheceu com névoa em várias áreas da região metropolitana, mas que já se dissipava nas primeiras horas da manhã. O sol ainda aparece por todo o estado e as rajadas de vento já começaram a ser percebidas desde a madrugada na região serrana, indicando a aproximação de uma nova frente fria. Em Petrópolis, as rajadas de vento alcançaram 62 km/h, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Com o deslocamento da frente fria, que ainda está próxima a São Paulo, as rajadas de vento tendem a aumentar. "Até o fim do dia, o Grande Rio e outras áreas do estado, poderão ter ventos de 60 km/h. Amanhã, a situação piora, com ventos que poderão chegar a 80 km/h", avisa a meteorologista Fabiana Weykamp. "Juntamente com o vento, há previsão de chuva depois do fim da tarde, de fraca a moderada intensidade", completa Weykamp.
Foto: Cristianne Henninger. Rio de Janeiro/RJ.
Chuva e queda de temperatura
Nesta terça-feira (4), com a passagem da frente fria, o tempo vira de vez. Além das fortes rajadas de vento, o estado do Rio de Janeiro terá um dia úmido, com chuva e queda acentuada nas temperaturas. A chuva não preocupa, deve cair com até moderada intensidade, sem alerta para temporais. A atenção principal é com o ventos, com previsão de rajadas de até 80 km/h.
Acompanhe as temperaturas na cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias
Alerta de ressaca no mar
A frente fria vem acompanhada por um ciclone extratropical no mar, o que provoca ventos fortes no oceano e agitação marítima. A Marinha do Brasil alerta para mar agitado e risco de ressaca já na noite desta segunda-feira e ao longo desta terça-feira do litoral sul fluminense até a região de Arraial do Cabo.
Confira também o Explicando o Tempo: Saiba tudo sobre ciclone extratropical no Brasil