1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Os 10 maiores desertos do mundo
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Os 10 maiores desertos do mundo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Deserto do Saara Africano

5 min de leitura

Oferecido por

por César Soares

 

Do ponto de vista meteorológico, uma região de deserto é definida como uma área onde se evapora mais água do que é reposto pela chuva. Dessa forma, as maiores regiões desérticas estão sobre os oceanos, onde a quantidade de água evaporada é muito maior do que o volume de chuva.

 

Os desertos da forma como a grande maioria da população conhece, ou seja, com muito sol e terreno arenoso também são consequência de pouca chuva. Mas você sabe por que o índice de chuva é baixo nestas áreas?

 

 

Circulação global

A circulação global atmosférica ajuda a entender. As áreas equatoriais possuem um grande aquecimento solar, com isso o ar mais úmido e com temperaturas elevadas sobe e favorece a formação de muita nebulosidade e chuva, dando origem a sistemas como, por exemplo, a Zona de Convergência Intertropical.

 

Mas este ar que sobe acaba descendo em algumas áreas do globo e neste processo ele seca. E desta forma são incentivadas a formação de algumas áreas desérticas. Este processo é conhecido como desertificação em latitudes médias e geram desertos como o Tengger na China, mas há outros processos para a formação de desertos.

 

 

 

 

 

Os desertos conhecidos como contra-alísios são observados em áreas nas quais as correntes de vento sopram do equador para os trópicos em altitudes elevadas. Esses ventos são secos e são os responsáveis por desertos como o Saara.

 

As barreiras naturais também provocam a formação de desertos por impedirem a passagem de umidade, que acaba condensando e provocando chuva antes de avançar pelas grandes cordilheiras. O deserto da Judéia é um exemplo deste tipo de formação.

 

Os desertos costeiros são encontrados mais facilmente próximos aos Trópicos de Câncer e de Capricórnio. Nestas áreas os sistemas meteorológicos locais dominam os globais e, por isso, são gerados desertos como o Atacama que é considerado o mais seco da Terra.

 

 

Os 10 maiores desertos do mundo

 

1 – Antártica (13.829.430 km2)

 

Deserto da Antártica

 

Muitos irão estranhar a presença da Antártica nesta lista, mas apesar de tanto gelo, esta é uma grande área na qual a evaporação supera a chuva. Essas áreas também são conhecidas como desertos polares.

 

 

2 – Ártico (13.726.937 km2)

 

 

Deserto do Ártico

 

Se o primeiro lugar em extensão territorial está no Polo Sul, o segundo está no Polo Norte. O deserto do Ártico é outra área fria que, apesar do gelo, tem também uma taxa de evaporação muito superior do que a sua taxa de chuva anual.

 

 

3 – Saara - Continente Africano (9.100.100 km2)

 

Deserto do Saara Africano

 

Em terceiro lugar temos o grande deserto do Saara, que é também conhecido por ser o maior deserto arenoso em extensão territorial.

 

 

4 – Deserto da Arábia  - Oriente Médio (2.300.000 km2)

 

 

Deserto da Arábia

 

É um deserto localizado nas proximidades da Arábia Saudita. As temperaturas variam entre os 40°C e até 50°C no período mais quente e de 5°C a 15°C no período mais frio.

 

 

5 – Deserto de Gobi - China (1.300.000 km2)

 

 

Deserto de Gobi

 

É um extenso deserto entre a região norte da República Popular da China e região sul da Mongólia. A palavra Gobi significa deserto em mongol. A temperatura média anual é de -2,5°C a 2,8°C.

 

 

6 – Deserto de Kalahari - sul da África (900.000 km2)

 

 

Deserto de Kalahari

 

 Abrange áreas do sul da África e é gerado devido as condições atmosféricas locais, como uma corrente marítima fria de Benguela que atua na costa sudoeste da África.

 

 

7 – Patagônia - Argentina (670.000 km2)

 

Deserto da Patagônia Argentina

 

 O deserto da Patagônia é um exemplo de deserto gerado por sistemas locais atmosféricos.

 

 

8 – Grande Deserto de Vitória - Austrália (647.000 km2)

 

Deserto de Vitória

 

Este é um exemplo de deserto gerado pelo ar vindo do equador que desce em áreas subtropicais.

 

 

9 – Deserto Sírio - Continente Asiático (520.000 km2)

 

Deserto Sírio

 

Cobre as porções da Síria, Iraque e Jordânia e tem uma combinação de área de vegetação gramínea com deserto de areia.

 

 

10 – Deserto da Grande Bacia - EUA (492.000 km2)

 

Deserto da Grande Bacia

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias