1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Maio de 2020 empata recorde de mais quente no mundo
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Maio de 2020 empata recorde de mais quente no mundo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Depois de registrar temperaturas extraordinariamente altas em todo o mundo, maio de 2020 empatou com 2016 como o mês mais quente do mundo já registrado, de acordo com cientistas dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA.

 

O calor não se limitou apenas a maio. A temporada de três meses (março a maio) e o acumulado do ano (janeiro a maio) ficaram em segundo lugar no recorde mundial de 141 anos.

 

Veja mais de perto o último relatório mensal global do Clima da NOAA:

 

Clima em números

Maio 2020

A temperatura média global em maio ficou 0,9°C acima da média do século 20, o que iguala o mês a maio de 2016 como o mês mais quente já registrado. Para o Hemisfério Norte, o mês de maio deste ano foi o mais quente registrado, com temperatura de 1,1°C acima da média.

 

Março a maio de 2020 | Estação

A temperatura média global entre os meses de março e maio ficou 1,0°C acima da média, o que tornou este período o segundo mais quente já registrado, atrás apenas de 2016. Além disso, o Hemisfério Norte teve a segunda primavera mais quente, e o Hemisfério Sul o terceiro outono mais quente já registrado.

 

Até o momento | Janeiro a maio

O período de janeiro a maio também foi o segundo mais quente já registrado após 2016, com temperatura global de 1,1°C acima da média do século 20, de 13,1°C.

 

América do Sul, Europa, Ásia e região do Golfo do México tiveram seu ano mais quente registrado.

 

Estatísticas e fatos climáticos notáveis

A cobertura média de gelo do mar do Ártico em maio de 2020 foi a quarta menor do recorde de 42 anos, 7% abaixo da média de 1981 a 2010, de acordo com a análise feita pelo link do site nacional de dados de neve e gelo.

 

Alguns lugares esfriaram um pouco: temperaturas mais baixas do que a média foram observadas em maio em grande parte do Canadá, Estados Unidos contíguos, leste da Europa e Austrália, onde as temperaturas ficaram pelo menos 1,0°C abaixo do normal.

 

 

Este conteúdo foi traduzido e adaptado pelo meteorologista João Basso. O texto original foi publicado pela NOAA. Para acessar o post, clique aqui

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias