Oferecido por
No decorrer desta quarta-feira, 30 de setembro, nuvens de carregadas voltam a crescer sobre o Rio Grande do Sul por causa da aproximação de uma frente fria.
Nuvens carregadas, com potencial para temporais, se formam em vários pontos da Região Norte, mas principalmente sobre o Amazonas, Acre e Rondônia.
Nuvens de chuva também crescem sobre o Maranhão e no norte do Tocantins.
Previsão do tempo para 30/9/2020, quarta-feira
O sol forte, o ar muito seco e o calor intenso predominam sobre o Brasil no decorrer desta quarta-feira, o último dia de setembro de 2020.
Chove de forma passageira no litoral leste do Nordeste, desde Salvador até Natal.
Pancadas de chuva ocorrem no oeste do Maranhão, norte do Tocantins e no restante da Região norte. Tem previsão de pancadas de chuva com raios para o noroeste de Mato Grosso
Mas de todas estas regiões, a chuva mais frequente e volumosa vai ocorrer sobre o Amazonas e o Acre. Nas demais áreas, as pancadas de chuva ocorrem em poucos locais.
Pode chover rapidamente à tarde em alguns locais do Sul de Minas Gerais e da Zona da Mata Mineira.
Tem previsão de chuva a partir da tarde também no centro-sul e leste de Santa Catarina, incluindo Florianópolis.
Áreas de instabilidade crescem sobre o Rio Grande do Sul com a aproximação de nova frente fria e provocam pancadas de chuva por todo o estado no decorrer desta quarta-feira.
Onda de calor se espalha sobre o Brasil
Uma forte e grande onda de calor se espalha sobre o Brasil e provoca temperaturas muito mais altas do que o normal e por vários dias consecutivos. Nesta quarta-feira, 30 de setembro, a temperatura de 40°C e mais altas devem ser observadas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Tocantins, Piauí, Maranhão, Bahia, Minas Gerais e São Paulo .
Outubro de 2020 começa com forte onda de calor no BR
Foto: Patricia Marques - Porto Alegre - RS
Alertas e riscos meteorológicos para hoje
Alerta para temporais no Acre e no centro- sul e oeste do Amazonas e também no centro-leste do Rio Grande do Sul. Os temporais podem ocorrer também em Porto Alegre.
No centro-norte e oeste de Rondônia, no norte e leste do Amazonas e no centro-norte do Pará, no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul, nas serras gaúcha e catarinense e no sul de Santa Catarina, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento..
Alerta para ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 10% e 20% no centro-sul de Goiás, centro- norte de Mato Grosso do Sul incluindo Campo Grande e no sul/sudeste de Mato Grosso, incluindo Cuiabá.
Ontem o INMET (Instituto nacional de meteorologia ) registrou apenas 9% de umidade no ar em Goiânia. Foi a capital mais seca do Brasil