Oferecido por
Foto: iStock
Os rios voadores são, como o nome sugere, fluxos de vapor de água invisíveis, que podem transportar mais água que o próprio rio Amazonas. Boa parte das chuvas que chegam à região Sudeste do Brasil vem da Amazônia que, inclusive, produz umidade que gera chuvas até mesmo em outros países da América do Sul, como Uruguai e Paraguai.
Leia também: Sistema Cantareira: não dá para comparar verão 2021 com 2014
É o fenômeno conhecido como “Rios Voadores'', que são grandes fluxos aéreos de água alimentados pela umidade produzida pela maior floresta tropical do mundo.
Como isto acontece?
Por evapotranspiração! As árvores bombeiam a água das chuvas, que fica retida em suas copas, de volta para a atmosfera. As árvores também conseguem puxar a umidade dos oceanos para o continente.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), uma árvore de grande porte pode transpirar de 300 a 1000 litros de água por dia. Se lembrarmos que estamos falando de um bioma com mais de 600 milhões de árvores podemos entender a relevância do fenômeno, sendo assim, cerca de 20 trilhões de litros de água são enviados para a atmosfera diariamente.
Imagem: 4 passos para os rios voadores.
Veja também: Cantareira: 2021 registrou apenas um mês com chuva acima da média