Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor continua intenso e sul gaúcho tem chuva forte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

O bloqueio atmosférico continua forte sobre o Brasil e a Climatempo prevê a continuidade desta situação até o dia 14 de maio.

A combinação de circulação de ventos que gera o bloqueio atmosférico causa ao mesmo tempo a onda de calor no Centro-Oeste e no Sudeste e mantém as condições para chuva sobre o Rio Grande do Sul.

 

Mapa de risco de temporais no Brasil para 7/5/24 (Fonte: Climatempo)

 

Sul gaúcho tem chuva forte


Nesta terça-feira, 7 de maio, a chuva mais forte e volumosa sobre o Brasil vai ocorrer no extremo sul gaúcho, na região onde estão cidades como Bagé, Pelotas, Rio Grande. É a região do litoral sul e da Campanha gaúcha. Nessas duas regiões, vai chover quase o dia todo. 

 

Em Pelotas, Rio Grande, Canguçu, Pinheiro Machado (cidades na área azul escuro do mapa de risco de temporais) pode chover 88 mm  só nesta terça-feira. É mais do que metade da média de chuva normal para maio, que é cerca de 117 mm. 

 

Em Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito pode chover cerca de 60 mm ao longo desta terça-feira (são as áreas em roxo no extremo sul do RS)

Na região de Uruguaiana, Alegrete, Quaraí, pode chover cerca de 24 mm (área vermelha)

 

Algumas pancadas de chuva poderão ocorrer na região central do Rio Grande do Sul, mas com a presença do sol e não devem ser problemáticas.

Em Porto Alegre e as demais áreas do Rio Grande do Sul, o sol vai predominar e não chove. 

 

A terça-feira será com muito sol e calor atípico, para esta época, em Santa Catarina e no Paraná.

 

Alerta de mais chuva no RS para quarta-feira

 

Mas infelizmente a previsão para a quarta-feira, 8 de maio, é preocupante: uma nova frente fria vai passar pelo Rio Grande do Sul trazendo mais chuva forte para todo o estado. Além disso, o ciclone extratropical associado a esta frente fria, que vai atuar na quarta-feira na costa do Uruguai e da província de Buenos Aires, vai provocar fortes ventos no centro-sul gaúcho.

 

Depois da chuva, a população gaúcha também vai sentir a entrada do ar polar na quinta-feira, 9, que vai causar forte queda da temperatura

 

 

Calor e baixa umidade no Sudeste e no Centro-Oeste

 

No Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil, que estão dentro da área de atuação do ar muito quente e seco, esta terça-feira será mais um dia ensolarado e com calor muito acima do que seria o normal para esta época do ano.

Nestas regiões, o alerta continua sendo para a baixa umidade do ar.

 

Mapa de risco de baixa umidade no Brasil para 7/5/24 (Fonte: Climatempo)

 

A área vermelha, que inclui o Mato Grosso do Sul, a Grande São Paulo e quase todo o interior de São Paulo, o norte do Paraná,  é a região onde o ar vai ficar mais seco, com níveis de umidade em torno dos 20%, nas horas mais quentes do dia. O ideal para o conforto e para a saúde humana, são níveis de umidade entre 50% e 60%.


Tem previsão de algumas pancadas de chuva no Espírito Santo, mas de forma isolada e com a presença do sol.


O ar quente e seco deixa o dia com sol forte também pelo interior da Bahia, do Piauí, do Maranhão, Tocantins, sul e leste do Pará e no sul de Rondônia.

 


Risco de chuva forte em áreas do Norte e Nordeste

 

Nas demais áreas do Norte e do Nordeste, esta terça-feira terá pancadas de chuva, que podem ser moderadas a fortes, mas intercaladas com períodos de sol


Alerta para temporais em todo o litoral desde Sergipe até a Paraíba. A chuva pode cair forte nas capitais Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias