Geo-Rio, através do Sistema Alerta Rio, e Climatempo realizam convênio que garantirá ainda mais informações climáticas à população
O Sistema Alerta Rio - vinculado à Geo-Rio - e a Climatempo se uniram por meio de um convênio para garantir mais um serviço de utilidade pública à população.
Firmado setembro de 2011, o convênio visa ampliar o acesso do carioca aos dados climáticos do município, além de aprimorar a previsão e a divulgação sobre a aproximação de frentes frias ou chuvas. O intuito é que um milhão de pessoas, que já acessam diariamente o site da Climatempo, também passem a contar com os dados do Alerta Rio para consulta. No entanto, a troca de conhecimento prevista no convênio não fica restrita ao uso das ferramentas. Reuniões entre profissionais da Climatempo e do Alerta Rio são realizadas semanalmente, o que reduz ainda mais as chances de previsões equivocadas.
"O convênio propiciará a consulta de novos modelos matemáticos (utilizados em previsões meteorológicas) e a troca de experiência entre profissionais qualificados,o que permitirá o compartilhamento de informações sobre o tempo ainda mais precisas e rápidas à população. É uma grande conquista para todos", destaca Márcio Machado, presidente da Geo-Rio.
Atualmente, o site Sistema Alerta Rio, acessado por seis mil pessoas (média diária), permite que o carioca saiba dos índices pluviométricos da cidade desde o ano de 1997, além de monitorar a probabilidade de escorregamentos e condições de chuva na cidade do Rio de Janeiro. Presente nas redes sociais, o Alerta Rio conta, atualmente, com 12 mil seguidores no Twitter.
Da esquerda para a direita:
Paulo Fioratti - Climatempo - Gerente de Produtos e Internet
Igor Oliveira - Geo-Rio - Meteorologista Chefe - Sistema Alerta Rio
Dr. Marcio Jose Mendonça Machado - Geo-Rio - Presidente
Renato Urbinder - Climatempo - Sócio Diretor
Sávio Franco - Chefe Executivo de Operações do Centro de Operações da Prefeitura
André Madeira - Climatempo - Meteorologista
Ronaldo Palmeira - Climatempo - Meteorologista
Ricardo Neiva d'Orsi - Geo-Rio - Gerente da Gerência de Projetos Especiais (penúltimo)
Luiz Otávio Martins Vieira (na ponta) - Geo-Rio - Diretor da Diretoria de Estudos e Projetos.
Sobre a Geo-Rio
A Fundação Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro (Geo-Rio) é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras.
Com mais de 45 anos de existência, conta com cerca de 110 profissionais atuantes. Seu corpo técnico possui expertise que fazem do Instituto uma referência nacional em soluções geológicas e geotécnicas na realização de obras de contenção de encosta. Sua missão é proteger as encostas do Município do Rio de Janeiro, além de atuar em áreas de escavação e reforço de rochas e solos moles.
A Geo-Rio também atua emitindo pareceres e perícias técnicas em geologia de engenharia e geotecnia, em mais de 30 municípios brasileiros, através de parcerias firmadas com instituições públicas e privadas. Além disto, a Geo-Rio possui o pioneiro sistema de alerta de chuvas intensas e de deslizamentos em encostas, o Sistema Alerta Rio - hoje referência nacional e internacional em termos de sistema de alerta.
Sobre o Sistema Alerta Rio:
O Alerta Rio – Sistema vinculado à Fundação Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro (Geo-Rio), que integra a Secretaria Municipal de Obras – é o sistema de alerta de chuvas intensas e de deslizamentos em encostas da cidade do Rio de Janeiro.
Criado em 25 de setembro de 1996, o sistema se localiza no Centro de Operações da Prefeitura. Seu principal objetivo é a emissão de boletins à população sempre que houver previsão de chuvas intensas que possam gerar inundações de vias públicas e/ou acidentes geotécnicos em encostas (deslizamentos).
Desde dezembro de 2010, o Alerta Rio conta com um radar metereológico próprio, instalado ao lado da torre da telefonia Embratel, no Sumaré, integralmente operado pela Prefeitura - o que possibilita a realização de estudos específicos durante a ocorrência de certos eventos pluviométricos que podem atingir o Rio de Janeiro. O equipamento mostra as condições (localização e intensidade) das chuvas a cada momento e, estas informações, em conjunto com outros parâmetros meteorológicos (vento, umidade, etc.) permitem que o meteorologista efetue uma previsão de curtíssimo prazo (nowcasting) em relação à trajetória mais provável que a chuva terá nas próximas horas.
O Sistema Alerta Rio dispõe de uma rede de 33 estações pluviométricas espalhadas por todas as regiões do município. Estas estações enviam dados em tempo real, a cada 15 minutos, para a central do serviço. Deste total de 33, duas estações (São Cristóvão e Guaratiba) são estações meteorológicas completas e enviam, além dos dados de chuvas, informações de vento, temperatura do ar, umidade e pressão atmosférica.
A equipe do Alerta Rio é composta por meteorologistas, engenheiros, geólogos e técnicos que realizam monitoramento das condições do tempo e manutenção da rede de equipamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nas situações em que há a previsão de chuvas intensas para o município do Rio de Janeiro, são emitidos avisos para os órgãos da Prefeitura envolvidos no plano de contingência, como a Defesa Civil, Rio-Águas, Secretaria de Conservação, além das concessionárias de serviços públicos, sempre representadas por um profissional da empresa no Centro de Operações Rio (Light, Ceg, SuperVia, entre outras). A população é avisada por meio dos canais do Alerta Rio, incluindo as redes sociais (Twitter e Facebook), pelos canais diretos de comunicação (rádios, sites e TVs) e via SMS aos cidadãos já cadastrados.
Sobre o Centro de Operações:
Inaugurado no dia 31 de dezembro de 2010 pelo prefeito Eduardo Paes, o Centro de Operações Rio é uma espécie de quartel-general da prefeitura, que integra cerca de 30 órgãos (secretarias municipais, estaduais e concessionárias) com o objetivo de monitorar e otimizar o funcionamento da cidade no dia a dia e, em especial, em grandes eventos.
Além de acompanhar de perto a rotina do município durante 24 horas por dia, sete dias por semana, o Centro busca antecipar soluções e minimizar as ocorrências, alertando aos setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas em casos de emergências como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.
Localizado na Cidade Nova, o Centro é o primeiro do planeta na linha mundial de Cidades Inteligentes da IBM e integra todas as etapas de um gerenciamento de crise: desde a antecipação, mitigação e preparação, até a resposta imediata aos eventos e realimentação do sistema com novas informações que podem ser usadas em futuros casos.
Tudo isso usando os melhores equipamentos de tecnologia para gerenciamento da informação e imagens de quase 450 câmeras. Os dados de vários sistemas do município são interconectados para visualização, monitoramento e análise em um telão de 80 metros quadrados.
A informação trabalhada de maneira inteligente permite atuar em tempo real para a solução dos problemas. Entre os órgãos públicos representados no Centro estão: Iplan Rio, Guarda Municipal, Rio Águas, CET-Rio, Geo-Rio, Secretaria de Ordem Pública, Secretaria de Conservação, Comlurb, Rioluz, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil, Riotur, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além das concessionárias de serviços públicos CEG, Cedae, Light, Metrô, Supervia, Ponte Rio – Niterói, Linha Amarela e Rio Ônibus, entre outros.
Sobre a Climatempo:
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada brasileira de meteorologia do país. Uma holding formada pela Consultoria, Portal e TV Climatempo. Fundada em 1988 a empresa tem em seu DNA características como o pioneirismo, liderança e a inovação. Foi a primeira a oferecer boletins informativos para meios de comunicação e análises customizadas para diversos setores.
O Grupo Climatempo fornece conteúdo para diversos segmentos da economia brasileira e, ainda para os principais portais e retransmissoras de televisão espalhadas pelo Brasil. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a Climatempo honra no mercado o seu papel importante na prestação de serviço.
A equipe da Climatempo é formada por mestres e doutores com mais de 20 anos de experiência. São profissionais, das áreas de tecnologia da informação, meteorologia, geografia, jornalismo e de artes, que se dedicam diariamente à prestação de serviços, o que garante qualidade e credibilidade.