Oferecido por
O ano de 2021 marca o início da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. É assim que a Organização das Nações Unidas nomeou o período de 2021 a 2030, convocando a comunidade científica e a sociedade em geral a fazer um grande esforço para estudar e entender a vida dos oceanos e também compreender melhor as relações do oceano com a vida humana e o meio ambiente.
O contato com os oceanos está na história da civilização humana, mas na era moderna do século 20 descuidamos demais dos oceanos. O lixo produzido no continente vai para o mar colocando a vida marinha em risco. As ilhas de plásticos são tão grandes que podem ser vistas pelos satélites meteorológicos do espaço. Microplásticos já estão sendo observados no fundo dos oceanos e estão sendo carregados pelo vento, de volta para o continente, e entrando na formação das nuvens.
A crise do Clima passa pela crise dos oceanos. Precisamos entender o mar para saber sobre o ar e sobre os impactos das mudanças climáticas. Nossa relação com os oceanos não pode mais ser simplesmente de exploração para consumo próprio e nem apenas para nossa diversão. A nossa vida neste planeta depende da saúde dos oceanos.
É sobre todas essas questões que esta edição do podcast O Clima entre Nós, em parceria com a Fundação Grupo Boticário, conversou com Vinícius Lindoso, Oficial de Comunicações da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, o principal órgão das Nações Unidas para a ciência dos oceanos e aconselhamento político com base na ciência.
A Década da Ciência Oceânica quer juntar todas as pessoas, cientistas, quem trabalha no mar e a sociedade em geral para por o oceano em evidência. Nas palavras de Vinícius Lindoso:
“A década da ciência para o oceano veio para chacoalhar as coisas, para tirar o oceano das páginas do meio ambiente dos jornais e revistas e mostrar que ele está por toda a parte. Oceano é política, oceano é economia, oceano é fashion, é cultura, é arte. Estamos todos conectados a ele”
Você pode ouvir todos os episódios do podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, nas principais plataformas de áudio e também no Youtube.
Entre nessa onda e faça parte da #geraçãooceano!
Boa escuta!