1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Maio começa muito quente em São Paulo
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Maio começa muito quente em São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Maio é o segundo mês do outono e muita gente já conta com aquele friozinho típico da estação. As temperaturas caem naturalmente nos estados do Sul e do Sudeste com a diminuição da insolação.

 

À medida que os dias passam e vamos nos aproximando pouco a pouco do solstício de inverno, em 21 de junho, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas, com o sol nascendo cada vez mais tarde e se pondo um pouco mais cedo, dia a dia. Mas para os paulistas, maio começa quente

 

 

Ar seco e temperatura alta em São Paulo na primeira semana de maio de 2023 (Foto: Getty Imagens)

 


Maio começa quente em SP

 

A previsão é de que a primeira semana de maio seja quente no estado de São Paulo. Pode-se até dizer que o mês começa muito quente, para os padrões de maio. 

 

  • A cidade de São Paulo, por exemplo, deve ter temperaturas máximas de 27°C a 29°C até a quinta-feira, 4 de maio, e madrugadas com temperaturas  mínimas de 17°C a 19°C. Isto significa que até a próxima quinta, as tardes terão temperaturas de 4°C a 6°C acima da média normal para maio e madrugadas 2°C a 4°C mais quentes. 

 

A média da temperatura máxima para maio em São Paulo é de 23°C e a média normal das temperaturas mínimas é de 14,7°C. Estes valores de referência foram calculados pelo Instituto Nacional de Meteorologia, considerando todas as temperaturas observadas nos meses de maio em 30 anos, de 1991 a 2020. 

 


Sol e tempo seco

 

Até a quinta-feira, 4, a Grande São Paulo, bem como a maioria das áreas do estado de São Paulo, não terá chuva. O ar fica seco e o sol vai aparecer forte o dia todo.

 

  • Na sexta-feira, uma frente fria vai se aproximar do litoral sul de São Paulo e algumas pancadas de chuva estão previstas para a divisa com Paraná, para o sul e parte do leste do estado. Há uma possibilidade de chuva à tarde na Grande São Paulo e para a Baixada Santista. A temperatura deve ter uma ligeira queda, mas só nestas regiões ao sul e leste do estado.

 

No fim de semana, após a passagem desta frente fria, um vento fresco deve  entrar no estado de São Paulo e causar uma ligeira queda da temperatura, mas o "friozinho" nem vai chegar no que os paulistas sentiram no feriado de 21 de abril. 

 


Circulação dos ventos desfavorável

 

A segunda quinzena de maio deve trazer 2 ou 3 frentes frias até São Paulo, mas quem quer o frio, não deve se animar muito. Somente uma destas frentes frias terá força para causar uma queda de temperatura acentuada e o mais provável é que isto ocorra só no fim de maio.

As outras frentes frias deste mês não vão ter força para esfriar São Paulo de verdade. 

 

  • O problema é que, na maior parte do mês, a circulação dos ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, vai fazer com que o ar polar das frentes frias seja desviado rapidamente para o oceano, atuando por poucos dias sobre o Brasil e sem conseguir avançar muito pelo interior do país.

 

Com pouco ou nenhum ar frio passando sobre o estado, o ar tende a ficar mais quente do que seria o normal para esta época do ano. A expectativa é de que, no fim de maio, a média das temperaturas observadas no estado de São Paulo fique dentro ou acima da média normal para o mês. Final do filme: não conte com aquele frio de maio que foi observado em anos passados recentes.

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias