Oferecido por
O ar frio de origem polar que se espalhou sobre o centro-sul do Brasil esta semana será reforçado nos próximos dias. Até pelo menos a próxima quarta-feira, 17 de maio, baixas temperaturas vão continuar sendo observadas durante a noite e no começo da manhã nos estados do Sul e da Região Sudeste. A região Centro-Oeste também terá madrugadas mais frias do que na semana passada.
Foto; Campos do Jordão (SP), por Helena Mangini
Frio perto de 0°C e geada
Neste fim de semana, 13 e 14 de maio, o ar frio de origem polar atua com mais intensidade no Sul, no Sudeste e em Mato Grosso do Sul. Temperaturas entre 5°C e 10°C voltam a ser observadas no sul de Mato Grosso do Sul, em algumas áreas do interior de São Paulo, e em muitas áreas dos estados da Região Sul e também na região Serrana do Rio De Janeiro.
Temperaturas próximas, e até ligeiramente abaixo de 0°C, ainda devem ser observadas nas áreas mais elevadas dos estados da Região Sul. As regiões serranas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro também terão uma queda mais acentuada da temperatura neste fim de semana.
Há condições para geada no amanhecer deste sábado, 13, nas serras gaúcha e catarinense. No domingo, 14, a geada poderá se formar na Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, nas cidades de altitude mais elevada como Campos do Jordão, Maria da Fé e Monte Verde.
Possibilidade de recordes de frio em capitais
Várias capitais do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil podem estabelecer novos recordes de menores temperaturas do ano neste fim de semana ou na próxima segunda-feira, 15 de maio.
Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, registrou nesta sexta-feira um novo recorde de frio para 2023, com a temperatura de 13,2°C.
Confira agora as capitais que podem bater o recorde de frio nos próximos dias e os valores atuais das menores temperaturas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Porto Alegre: previsão de até 9°C no fim de semana; recorde de frio atual 10,4°C em 20 de abril, considerando os valores registrados na estação meteorológica convencional do Inmet, no Jardim botânico
Curitiba: a temperatura mínima prevista para o fim de semana é de °C; recorde de frio atual é de 9,2°C, em 21 de abril, conforme medição da estação meteorológica automática do Inmet
Em São Paulo: previsão de temperatura de até 1°C no fim de semana; recorde de frio atual 12,3°C, em 21 de abril, de acordo com a medição da estação meteorológica convencional do Mirante de Santana
Rio de Janeiro: previsão de até 15°C no fim de semana; a menor temperatura registrada esse ano foi de 15°C, em 21 de abril, considerando as medições das estações meteorológicas automáticas do Inmet
Belo Horizonte: previsão de até 13°C no fim de semana; o recorde atual é de 16,4°C no dia 21 de abril, considerando os dados registrados na estação meteorológica de Santo Agostinho, na região central de Belo Horizonte
Vitória: previsão de até 18°C no fim de semana; recorde atual de menor temperatura em 2023 é de 20,3°C, em 3 de maio, considerando a medição da estação meteorológica convencional, do Inmet.