1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuva aumenta no litoral da Bahia
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva aumenta no litoral da Bahia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

Neste final de semana, o deslocamento de uma frente fria vai trazer nuvens carregadas para o litoral da Bahia. A precipitação vai ganhar força no final deste sábado, 17 de junho, no sul baiano, e ao longo do domingo, 18, vai aumentar as instabilidades por todo o sul e leste do estado, com risco para alagamentos.

 

GettyImages-906459224

Foto: Getty Images

 

Entre a segunda-feira,19, e a terça-feira, 20, a frente fria fica mais estacionada entre a costa do norte da Bahia e o litoral de Sergipe, aumentando a chuva do litoral baiano ao leste do Sergipe. Inclusive, sobre as capitais Salvador e Aracaju, que devem  receber pancadas fortes e chuva muito volumosas, com grande potencial para deslizamentos de terra. Na quarta-feira, 21, a chuva persistirá no nordeste baiano, em Sergipe e também aumentará sobre o leste de Alagoas. 

  
Entre os dias 17 e 21 de junho mais de 80mm de chuva são esperados sobre a região de Salvador, com na faixa do litoral baiano, principalmente no norte do estado

 

Feed_Chuva-Nordeste (1)
Figura 1: Acumulado de chuva no nordeste entre os dias 17 e 21 de junho

 

Volume de chuva elevado no Rio Grande do Norte

 

Destaca-se que entre este sábado e o início da semana que vem a chuva será intensa e volumosa também na região do Rio Grande do Norte, como no leste pernambucano e paraibano. Com previsão de chuva volumosa, podendo variar entre 100 e 200mm, na média, nesse período, por influência da umidade constante que vem do mar e da Ondas de Leste, mais o calor.


As ondas de leste, de maneira geral, são instabilidades que têm origem no continente africano e se propagam em direção à América, na região tropical do globo, cruzando o Oceano Atlântico. Ela geralmente traz muita umidade do oceano e chuvas volumosas no norte e leste Nordestino, durante as estações de outono e inverno e tem um período de 3 e 6 dias durante cada atuação. Mas, há casos que podem chegar aos 10 dias.

 

 Veja também: Alimentos geneticamente modificados: caminho sustentável?

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias