Oferecido por
Neste final de semana, o deslocamento de uma frente fria vai trazer nuvens carregadas para o litoral da Bahia. A precipitação vai ganhar força no final deste sábado, 17 de junho, no sul baiano, e ao longo do domingo, 18, vai aumentar as instabilidades por todo o sul e leste do estado, com risco para alagamentos.
Foto: Getty Images
Entre a segunda-feira,19, e a terça-feira, 20, a frente fria fica mais estacionada entre a costa do norte da Bahia e o litoral de Sergipe, aumentando a chuva do litoral baiano ao leste do Sergipe. Inclusive, sobre as capitais Salvador e Aracaju, que devem receber pancadas fortes e chuva muito volumosas, com grande potencial para deslizamentos de terra. Na quarta-feira, 21, a chuva persistirá no nordeste baiano, em Sergipe e também aumentará sobre o leste de Alagoas.
Entre os dias 17 e 21 de junho mais de 80mm de chuva são esperados sobre a região de Salvador, com na faixa do litoral baiano, principalmente no norte do estado
Figura 1: Acumulado de chuva no nordeste entre os dias 17 e 21 de junho
Volume de chuva elevado no Rio Grande do Norte
Destaca-se que entre este sábado e o início da semana que vem a chuva será intensa e volumosa também na região do Rio Grande do Norte, como no leste pernambucano e paraibano. Com previsão de chuva volumosa, podendo variar entre 100 e 200mm, na média, nesse período, por influência da umidade constante que vem do mar e da Ondas de Leste, mais o calor.
As ondas de leste, de maneira geral, são instabilidades que têm origem no continente africano e se propagam em direção à América, na região tropical do globo, cruzando o Oceano Atlântico. Ela geralmente traz muita umidade do oceano e chuvas volumosas no norte e leste Nordestino, durante as estações de outono e inverno e tem um período de 3 e 6 dias durante cada atuação. Mas, há casos que podem chegar aos 10 dias.
Veja também: Alimentos geneticamente modificados: caminho sustentável?