A Grande SP volta a ficar em ALERTA nesta tarde de quarta-feira (25) dia de Natal! A combinação de calor e umidade, estimulam o desenvolvimento de nuvens carregadas no decorrer do dia. Ao longo da tarde e da noite, as condições são altas para pancadas de chuva típicas de verão com raios e rajadas de vento (de 50 a 70 km/h), sobretudo as Zonas Norte e Leste da capital e os municípios do norte e leste da Grande SP, são os com maior potencial para temporal localizado. Há risco para a formação de pontos de alagamentos e danos na rede elétrica.
Frente fria aumenta o risco de transtornos
Uma frente fria chega ao litoral paulista e favorece a organização de uma nova ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). O tempo volta a ficar chuvoso na Região Metropolitana de SP e há um alto potencial para períodos de chuva intensa e grandes acumulados ao longo do dia. Há risco de grandes alagamentos!
A semana deve terminar com bastante chuva em todo o estado de SP. A ZCAS mantém o tempo chuvoso na Região Metropolitana e a chuva varia em intensidade e ainda cai forte em alguns momentos.
Como a ZCAS é um sistema persistente, que provoca chuva frequente, a Climatempo adverte para o risco hidrológico e geológico na Região Metropolitana de São Paulo. Os grandes acumulados, podem acarretar transbordamento de córregos e rios (que provocam enchentes) e queda de barreira/deslizamento de terra. Quanto ao vento, apesar do risco de ventania ser baixo na quinta (26) e na sexta-feira (27), o excesso de chuva e o solo encharcado, podem ocasionar em queda de galhos e/ou árvores. Portanto, não se descarta impactos no fornecimento de energia nesses dias.