Nesta segunda-feira, 20 de janeiro de 2025, a formação e intensificação de um ciclone extratropical no mar, entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul, vai dar origem a uma nova frente fria que aumenta a condição de temporais e ventos fortes na Região Sul do Brasil.
A Climatempo alerta para rajadas em torno de 90 km/h em parte do sul e em áreas de Santa Catarina que fazem divisa com o estado do Rio Grande do Sul, incluindo a Serra Catarinense. No centro-leste e no litoral do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, os ventos podem variar entre 51 a 70 km/h.
Com a condição de fortes rajadas de vento, aumenta o risco de destelhamentos, queda de galhos/árvores e danos em estrutura e distribuição de energia elétrica.
A chuva ganha força com risco de TEMPORAL no Sul do Brasil, abrangendo o oeste, centro-norte e sul de Santa Catarina e cidades do sul, região central, oeste, sudoeste e noroeste do Paraná. O risco para alagamentos e enchentes pontuais aumenta neste começo de semana. Durante os temporais, os ventos nestas regiões podem ser mais fortes, com potencial alto para transtornos.