Oferecido por
Os dias frios do inverno podem acabar com a nossa pele. A influência do vento, mudanças bruscas de temperatura, tempo seco e o excesso de roupas pode danificar e provocar o ressacamento da pele. Por isso, para manter a pele bonita e saudável durante o inverno, separamos 7 dicas que podem ser seguidas por qualquer pessoa. Os cuidados precisam ser iniciados o quanto antes, especialmente em peles com doenças crônicas, como dermatite atópica e psoríase.
1. Tomar banho com água morna
No inverno, chegar em casa e tomar aquele banho longo, com água quente, é um desejo compartilhado por muitas pessoas. No entanto, apesar de ter um efeito contra o estresse, esses banhos longos e quentes ressecam muito a pele. Além disso, a dermatologista do Hospital Bandeirantes, Suzy Rabello, explica, “a nossa pele é repleta de gorduras e proteínas. Quanto mais quente a água, mais eliminamos a proteção dela”. Então, para manter a pele bonita e saudável e ainda ajudar o meio ambiente, é bom reduzir o tempo no chuveiro e deixar a água morna.
2. Hidratar a pele
A pele durante o inverno costuma ficar mais seca. Isso porque, com as baixas temperaturas e menores índices de umidade relativa do ar, a gente transpira menos. Portanto, pode caprichar no hidratante. Para o rosto, a dica é utilizar máscaras ou sabonetes de argila, que são naturais e potencializam a hidratação da pele. Para um melhor resultado, pesquise quais são os produtos ideais para o seu tipo de pele.
3. Atenção na escolha do sabonete
Neste período do ano, melhor optar por sabonetes mais neutros e menos agressivos. Evitar os bactericidas e os esfoliantes também ajuda a diminuir o desgaste da pele.
O seu pet também exige cuidados especiais no inverno! Veja as dicas!
4. Usar protetor solar
Não é porque a temperatura está mais baixa que podemos dispensar o filtro solar! Mesmo no inverno, é bom caprichar na aplicação do produto, especialmente porque a estação é marcada por dias secos e de muito sol. A dermatologista Suzy Rabello esclarece que recebemos radiação solar o ano todo, por isso, não deixe de usar o protetor!
5. Alimentação saudável
Uma pele bonita está diretamente relacionada a uma alimentação saudável. É preciso montar um prato balanceado e, de preferência, com muitos nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes. Alimentos como a pitaya, a toranja e a amora são excelentes fontes de antioxidantes e vitaminas A e C, que combatem os radicais livres e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.
E dá para manter a alimentação saudável até nas Festas Juninas!
6. Roupas de algodão
Um problema recorrente no inverno são as micoses. “O fato de usarmos muitas roupas para se proteger do frio pode causar aumento da transpiração em algumas regiões, como pés e dobras, proporcionando um ambiente quente e úmido, ideal para a proliferação de fungos”, comenta a dermatologista Dra. Eliana Kátia Ramos Antiqueira, do Hospital e Maternidade São Cristóvão. Então, a dica é usar roupas de algodão e secar-se bem após o banho.
7. Tratamentos estéticos
Confira a previsão para o inverno 2018
Apesar de todos esses cuidados extras com a pele exigidos no inverno, a estação também é o período ideal para realizar procedimentos estéticos como peelings (esfoliação química) e lasers. Isso porque o sol não é tão forte nesta época do ano. Então, aproveite para realizar os procedimentos e entrar na primavera de cara nova!