1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuva forte na Grande Florianópolis
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva forte na Grande Florianópolis

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Florianópolis (SC), por Tatiany Bernardo

3 min de leitura

Oferecido por

Sexta-feira de muita chuva

Áreas de instabilidade voltaram a crescer sobre o Sul do Brasil e provocam chuva sobre Florianópolis desde o começo da tarde de quinta-feira, 23 de julho. Estas áreas de instabilidade vão se intensificar nesta sexta-feira por causa de uma acentuada queda da pressão atmosférica que volta a ocorrer entre o Sul do Brasil, o Norte da Argentina e o litoral entre Santa Catarina e São Paulo. Com a queda da pressão do ar, as nuvens ficam mais carregadas a chuva no litoral de Santa Catarina vai se prolongar por muitas horas. Há risco de chuva forte e alagamentos na Grande Florianópolis nesta sexta-feira. Os ventos marítimos vão injetar mais umidade no ar ajudando a manter chuva.

A chuva só vai parar quando a baixa pressão se formar por completo e começar a se deslocar para alto-mar. Esta situação é simulada na animação. As manchas representam nebulosidade. A letra B indica o centro de baixa pressão em superfície. B1 é o centro de baixa pressão em torno de 1600 metros de altitude. Os dois centros se juntam no mar até a manhã de sábado e se afastam do continente levando embora as nuvens carregadas. O sol reaparece no litoral de Santa Catarina durante o sábado.

 

Chuva acima da média

A chuva de julho já superou a média histórica em quase todo o Sul do Brasil. Isto já é observado também na região de Florianópolis. Em 22 dias, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou aproximadamente 140 mm de chuva, sendo que a média histórica para julho fica em torno de 95 mm.

Em Florianópolis, a chuva de julho estava 38% acima da média até a manhã de 23 de julho. Em Porto Alegre já choveu 305 mm, mais que o dobro da média, 151% acima da média. Em Curitiba, até a manhã do dia 23 de julho já havia chovido 177 mm, quase o dobro da média.

 

 

 

Tarde de quinta (23) foi a segunda mais fria do ano em Florianópolis

O predomínio de céu nublado e a chuva impediram a elevação da temperatura em Florianópolis. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima desta quinta-feira, 23 de julho, foi de apenas 17,5°C. O recorde atual de menor temperatura máxima em 2015 (tarde mais fria do ano) é de 17,4°C, em 18 de junho.

 

Florianópolis (SC), por Tatiany Bernardo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias