Oferecido por
Cadê o frio do inverno? Essa é a pergunta que muitos de nós meteorologistas da Climatempo ouvimos diariamente dos internautas nas redes sociais. E realmente, se pensarmos nas condições Climatológicas normais, até o momento tivemos poucas ondas de frio desde o início da estação mais fria do ano.
Podemos ver no mapa de anomalia da temperatura mínima média que os valores estão acima da média climatológica.
Os tons em laranja e amarelo representam temperaturas mínimas mais altas do que a média climatológica, ou seja, mais calor. As correntes de vento durante o mês de julho transportaram um ar mais quente para o centro-norte do Brasil, além disso a nebulosidade que também apareceu neste período fez com que o calor ficasse retido.
Veja mais em: Por que as noites sem nuvens são mais frias?
Já para as temperaturas máximas a situação não foi a mesma, devido a maior quantidade de nuvens que provocou chuva, a Região Sul, Centro-Oeste e o interior de São Paulo tiveram tardes menos quentes do que a média climatológica entre as máximas para esta época do ano.
A presença de fenômeno climático El Niño também tem a sua influência sobre esta situação, a maior frequência na passagem de frentes frias também faz com que as altas polares se afastem rapidamente. O jato polar fica sobre áreas do centro-sul da Argentina o que dificulta o transporte do ar frio.
O meteorologista César Soares comentou o assunto no Climatempo News, confira!