Oferecido por
Um sistema de Baixa Pressão se forma no norte da Argentina entre o domingo e a segunda-feira, e avança ao longo da segunda e da terça-feira sobre o Rio Grande do Sul, provocando muita chuva no Estado.
Esse sistema de Baixa Pressão reforça o avanço de uma frente fria, que está em alto mar na costa do Sul e, com isso, a frente fria consegue avançar e influenciar o Estado de São Paulo a partir da quarta-feira.
Durante a terça-feira, os paulistas já vão sentir as rajadas de vento soprar de forma moderada e a nebulosidade aumentar, principalmente no oeste, no centro e no leste paulistas. E na quarta-feira, essa sistema frontal consegue, finalmente, romper o bloqueio da massa de ar seco sobre São Paulo.
Somente no norte paulista o tempo continua firme e não há expectativa de chuva, mas a nebulosidade aumenta sobre a região.
Já no oeste e no sul do Estado, há previsão de pancadas de chuva pela manhã e, ao longo da tarde as pancadas de chuva avançam sobre as demais áreas, inclusive a região metropolitana.
Ainda não são esperados grandes acumulados de chuva, como podemos ver no mapa abaixo, representando o acumulado de chuva para a próxima semana.
Na Grande São Paulo, por exemplo, o acumulado de chuva não passa dos 10mm, lembrando que a média de chuva para agosto na cidade é de 39,6, sendo já o mês mais seco do ano.
Mapa de acumulado de chuva no Sudeste para a próxima semana.