Oferecido por
O fenômeno climático El Niño traz consigo as mudanças no tempo bem características em sua ação. Por exemplo, são esperados volumes acima da média Climatológica para a Região Sul enquanto no Nordeste a seca é intensificada devido o ar descendente.
A segunda quinzena do mês de outubro continua com uma situação análoga, isto é, o Sul continua com as pancadas de chuva inclusive em forma de temporais que pode acarretar em alagamentos e transbordamentos de rios além de desabamentos devido a persistência da chuva.
Por outro lado o Nordeste continua amargando a situação de seca, muito sol e calor. A corrente de ar que sobe nas águas aquecidas do Pacífico Equatorial desde exatamente sobre a região nordestina o que impede a formação de chuva.
O Sudeste também não terá uma situação animadora em relação a chuva, como mostram os mapas de previsão, no entanto a pluviometria nesta área não é influenciada pelo El Niño, mas está sujeita a presença de grandes sistemas de alta pressão que impede o avanço de frentes frias.
O meteorologista César Soares comentou a tendência de chuva nos próximos 15 dias em uma das edições diárias do Climatempo News, confira!