Oferecido por
A chuva não dá trégua em Fortaleza. Novas áreas de instabilidade se formaram e provocaram mais chuva na cidade cearense. De acordo com o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia entre 8hs da manhã de ontem e 8hs de hoje, foram contabilizados mais de 70 milímetros de chuva, sendo que 42 milímetros caíram nesta madrugada de sexta-feira.
O motivo de tanta chuva é a ZCIT- Zona de Convergência Intertropical que ajuda a espalhar nuvens carregadas sobre a costa norte do Nordeste e causam a chuva forte. No fim de semana, o tempo não muda sobre a costa norte do Nordeste, segundo a Climatempo.
As áreas entre Maranhão, Piauí e Ceará, terão mais chuva a qualquer hora e de forma frequente. Grandes volumes devem ser acumulados nestes primeiros dias de Abril sobre a região.
Março termina com chuva baixo da média
Desde a última quinta-feira, Fortaleza vem registrando grandes volumes de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 100,1 mm de chuva entre 9 horas do dia 30 e 9 horas de 31 de março, pelo horário de Brasília. Esta foi a maior quantidade de chuva em 24 horas este ano sobre Fortaleza e corresponde a 30% da média normal de chuva para março.
Mesmo com esta chuva intensa, março, o segundo mês mais chuvoso do ano em Fortaleza, fecha com chuva abaixo do normal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia o total de chuva acumulado em 31 dias foi de 264,9 mm, sendo que a média normal de chuva é de 338 mm. Março de 2016 termina com 22% de chuva abaixo da média.
Descargas elétricas
A Coelce informa que registrou na última quarta-feira (30) e ontem (31), por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, 3140 raios no Ceará. Durante o mês de março deste ano, foram registrados cerca de 51 mil em todo o estado. Sobral foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (3.419); seguido de Granja (3.455) e Forquilha (1.471).
Em 2015, foram registrados mais de 140 mil raios em todo o estado. Santa Quitéria foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (5.843); seguido de Sobral, com 4.427; e Granja, com 4.092.