Oferecido por
Cuiabá, capital de Mato Grosso, completa 297 anos neste 8 de abril. De presente de aniversário, que não deve ser o mais desejado no momento, a população ganhou um recorde histórico de calor.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima ontem foi de 38,9°C, a maior em 2016 até agora. Foi a segunda vez que Cuiabá registrou recorde de calor para este ano em abril. O recorde anterior de calor era de 37,9°C, em 1 de abril.
Recorde histórico de calor para abril
A Climatempo confirmou com o Instituto Nacional de Meteorologia que a temperatura de 38,9°C registrada em 7 de abril de 2016 foi a maior temperatura em Cuiabá, para um dia de abril, desde 1912, quando começaram as medições. Em 30 de abril de 1941 a temperatura chegou aos 38,2°C e em 21 de abril de 1983 aos 38,1°C;
Calor e chuva
A sexta-feira segue com muito sol e calor intenso em Cuiabá. Há uma pequena possibilidade de pancadas de chuva à tarde e em parte da noite, mas a chuva que ocorrer será rápida, em poucas áreas da região e não dará conta de refrescar o ar.
Um grande e forte sistema de alta pressão atmosférica vem atuando sobre grande parte do Brasil nos últimos dias reduzindo as condições para chuva também no Centro-Oeste. A alta pressão diminui deixa o ar mais seco e diminui a nebulosidade. No fim de semana, este sistema vai influenciar a região de Cuiabá. A previsão é de um fim de semana com sol forte, muito calor e pouca chance de chuva.