Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Especial SP - 13/6/2016 um dia histórico

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Especial SP - 13/6/2016 um dia histórico

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Foram cinco dias consecutivos com ocorrência de geada na Grande São Paulo e quatro na região urbana da cidade de São Paulo. Muita gente viu geada na região da capital talvez pela primeira vez.

    As baixíssimas temperaturas e a geada observadas na Grande São Paulo entre 9 e 13 de junho de 2016 foram previstas pela Climatempo, mas impressionaram até os meteorologistas mais experientes.

     

     

    O pico do frio, como era esperado, foi mesmo o dia 13 de junho de 2016 , que pode ser considerado um dia histórico, no mínimo muito especial. O frio extremo foi resultado da passagem de um forte centro de ar polar sobre São Paulo. O centro polar é a região de frio mais intenso.

    O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 3,5°C no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Há 22 anos não fazia tanto frio assim. A temperatura mínima de 13 de junho foi a  menor na capital paulista desde o dia 10 de julho de 1994 quando a mínima ficou em 0,8°C. Para um dia de junho, foi a menor desde 26 de junho de 1994, quando fez 1,2°C, que é o recorde de frio para junho desde 1943.

     

    Na zona sul, a estação meteorológica do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, localizada no bairro da Água Funda, registrou geada com temperatura mínima de 1,3°C. Esta foi a menor temperatura neste local desde o ano 2001.

     

    Na Grande SP, o aeroporto de Guarulhos registrou apenas 2°C durante todo período de 2 horas da madrugada até por volta das 7h30 da manhã. O frio intenso formou um denso nevoeiro que reduziu a visibilidade por várias horas.

     

    Em Juquitiba, o CIIAgro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas)  registrou até -1,4°C. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências registrou temperaturas de 0°C a 1°C em bairros das zonas sul e leste da capital.

    No interior, mais um dia com temperaturas abaixo de zero,mas desta vez o frio foi muito mais intenso, com temperaturas abaixo dos 5°C em praticamente todas as áreas do estado. Vale destacar o frio extremo em Ituverava, no norte de São Paulo, onde a temperatura mínima foi de apenas 0,9°C.

    Confira as temperaturas abaixo de zero registradas pelo Inmet

     

     

    No litoral de São Paulo o frio também foi muito intenso. Geou no litoral sul, na região de Cananéia. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou apenas 1,0°C em Iguape. A base a área de Santos registrou 6°C, o CIIAgro registrou 7,5°C em Ubatuba.

     

    Com um frio tão intenso, a geada se formou em muitas áreas do interior, na Grande SP e no interior.

     

    Geada na Grande  SP 13-6-16

     

    Termômetro no campus da Universidade de São Paulo

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Geada no Interior e litoral de SP

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Temperaturas registradas pelo INMET

     

    Temperaturas mínimas em SP em 13/6/2016 (INMET)

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias