Oferecido por
Pela segunda vez este ano, Curitiba, capital do Paraná, registra temperatura abaixo de zero e bate novo recorde de frio. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 0,8°C negativos. O recorde anterior era de 0,3°C negativos registrado no domingo, 12 de junho.
Com o frio intenso, Curitiba vem registrando geada por dias consecutivos desde 8 de junho.
Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, também bateu o recorde de frio para 2016 nesta segunda-feira. A temperatura mínima foi de 3,0°C. O recorde anterior era de 3,3°C em 12 de junho.
Todo o Sul do Brasil teve frio intenso na madrugada de amanhecer desta segunda-feira. Os três estados registraram temperaturas abaixo de zero em muitas áreas. A geada voltou a ocorrer de forma generalizada e desta vez o fenômeno ocorreu até no norte do Paraná.
No Rio Grande do Sul, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura nesta segunda-feira foi de 4,6°C abaixo de zero em Serafina Corra. Em Santa Catarina, a menor foi em Urupema, -8,5°C, registrada pelo Epagri-Ciram. Esta foi a menor temperatura no Brasil em 2016 até agora. No Paraná, a menor temperatura ocorreu em General Carneiro e foi de 7,1°C negativos.
O centro (região mais fria) da forte massa de ar polar que vem congelando o Brasil nos últimos dias atingiu o leste da Região Sul e do Sudeste nesta segunda-feira, o que fez com que o frio fosse mais intenso. Nesta terça-feira, este centro polar já estará sobre o mar e vai se afastando do Brasil, o que vai permitir a diminuição gradual do frio até o fim da semana.