Oferecido por
O inverno de 2016 começou com o muita umidade e frio na região das capitais Curitiba, São Paulo, Rio De Janeiro Vitória. A combinação de ar polar com a baixa insolação ou até a falta de sol por causa do predomínio de céu nublado faz dificulta muito a elevação da temperatura ao longo do dia.
Os termômetros no Sudeste e na maioria das áreas da Região Sul não estão registrando temperaturas abaixo de zero, mas a sensação de frio tem sido grande. Em dias nublados e a influência de ar polar, a sensação de frio pode ser maior do que em dias com sol e temperaturas próximas de zero. A falta do sol para aquecer o ar é um dos principais fatores para manter a sensação de frio. Ventos moderados constantes aumentam a sensação de frio.
Tudo isto está relacionado com a sensação térmica, que a temperatura real que o nosso corpo sente com a influência de ar muito úmido, de ventos moderados a fortes ou de ar muito seco.
A presença de grandes massas polares sobre o oceano causa ventos marítimos que levam para o continente o ar frio e úmido que está no mar.
A meteorologista Josélia Pegorim explica porque o ar tem estado muito úmido e frio em áreas do Sul e do Sudeste.