Oferecido por
A chuva de junho de 2016 surpreendeu e ficou acima da média histórica em muitas áreas do Brasil. Foi o que aconteceu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, onde a chuva foi tão volumosa que bateu o recorde histórico para junho.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou um acumulado total de 74,3 mm em 30 dias. Quem não conhece o padrão de chuva desta época na região de Belo Horizonte vai achar que este volume é baixo. A média de chuva histórica para junho é de aproximadamente 14 mm.
Junho de 2016 teve cinco vezes mais chuva do que o normal e passa ser o junho com maior quantidade já registrada em Belo Horizonte em 106 anos, desde 1910, quando começaram as medições meteorológicas regulares na estação meteorológica de Santo Agostinho, na região centro-sul de Belo Horizonte.
Toda a chuva caiu na primeira semana do mês. Depois do dia 8, a capital mineira teve dias de sol, temperatura amena e ar seco, por causa da presença constante do ar polar. Mas com a grande infiltração de umidade que vem ocorrendo em parte do Sudeste nos últimos dias, a nebulosidade aumentou e choveu rapidamente na manhã desta quinta-feira.
No Clima de Viagem: roteiros de fim de semana ao redor de BH
Seca
A umidade tende a diminuir novamente nos próximos dias. Um grande sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre o Brasil causando uma redução dos níveis de umidade do ar. Belo Horizonte tende a ficar mais seca no fim de semana. O sol vai predominar.
Julho começa com temperaturas amenas, com madrugadas um pouco frias, mas não geladas. As tardes devem ser com temperatura agradável.