Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / São Paulo bateu recorde de calor

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    São Paulo bateu recorde de calor

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    6 min de leitura

    Oferecido por

    A tarde de 17 de outubro foi a mais quente do ano até agora no estado de São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou temperaturas máximas acima dos 33°C em praticamente todas as regiões paulistas.

    O calor foi muito intenso no centro- oeste e no noroeste de São Paulo, onde os termômetros marcaram de 38°C a 39°C.

    A tabela mostra as maiores temperaturas medidas pelas estações meteorológicas automáticas.

     

     Recorde de calor na cidade de São Paulo

    Na capital, a tarde de 17 de outubro também foi a mais quente do ano até agora. A temperatura chegou aos 34°C no aeroporto de Congonhas e o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 35,0°C no Mirante de Santana, na zona norte, na estação meteorológica convencional. Este valor só pode ser verificado nesta terça-feira.

    Na noite de ontem, em nota oficial divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia, foi considerada como recorde a temperatura de 35,2°C, mas que foi aferida na estação meteorológica automática que também está no Mirante de Santana. Diferenças entre medidas feitas no modo automático e no modo convencional são comuns. Às vezes as diferenças são pequenas e outras vezes são grandes. O ideal é que se faça a aferição de um recorde sempre pelo mesmo tipo de leitura.

    O recorde de calor em São Paulo é de 33,6°C, registrado no dia 31 de janeiro e no dia 14 de fevereiro de 2016. 

     

    Calor pode aumentar

    Quem gosta do calor vai adorar as condições do tempo no decorrer desta semana, mas quem não gosta vai sofrer.

    O calor continua e pode aumentar até a sexta-feira, quando as condições para chuva aumentam com a chegada de uma frente fria ao litoral paulista. Além de estimular a formação de mais nuvens e chuva, a frente fria traz um pouco do ar polar que ajuda a baixar a temperatura.

     

    Mas até a frente fria chegar, São Paulo só terá vento quente ou falta de ventos, muito sol e pouca chuva. Alguns temporais podem ocorrer, mas em poucas áreas, como aconteceu nesta segunda-feira.Na Grande São Paulo choveu forte em Guarulhos e em algumas áreas das zonas leste e norte, mas muita gente nem viu a chuva. Na região de Taubaté, a chuva caiu forte com rajadas de quase 80 km/h, mas a maioria das áreas do interior e do litoral não teve chuva.

     

     

     

     

    Curiosidade: o calor histórico de outubro de 2014

     

    Há dois anos, exatamente nesta mesma época, o estado de São Paulo, e outras áreas do país, viveu um calor extremo que bateu recordes históricos. Um forte bloqueio atmosférico deixou São Paulo praticamente sem chuva, sem nuvens e com pouco vento. A onda de calor persistiu entre os dias 10 e 19 de outubro de 2014.

    No dia 17 de outubro de 2014, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou a incrível temperatura de 37,8°C na cidade de São Paulo. Foi a maior temperatura já medida no Mirante de Santana desde o ano de 1943, quando começaram os registros neste local, na zona norte da capital.

    Neste mesmo dia, na zona sul da capital, a estação meteorológica do Parque do Estado, operada pela USP, também registrou recorde histórico de calor, com temperatura máxima de 37,2°C, Esta foi a maior temperatura desde o início do acompanhamento meteorológico neste local que começou em 1933:

    Para efeito de recorde oficial de temperatura, o que se considera é a medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Mas neste histórico 17 de outubro de 2014, as estações medidoras do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registraram temperaturas ainda mais elevadas. 39,3°C no Tremembé, 38,5°C na Penha, 37,9°C em Santana e 37,3°C no Anhembi.

     

    Outubro de 2014: recorde histórico no interior de SP

     

    O calor de outubro de 2014 também bateu recordes históricos no interior do estado de São Paulo. Foram sucessivos dias com temperaturas de 40°C ou mais!

    Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em Franca, no norte de São Paulo, a temperatura máxima de 15 de outubro de 2014, na estação convencional , foi de 37,8°C que ficou sendo o novo recorde histórico absoluto da série de dados que começou em 1911. Antes desta onda de calor de outubro de 2014, a maior temperatura em Franca era de 36,0°C em 4 de outubro de 1959.

    Em Valparaíso, a temperatura máxima de 41,2°C registrada em 15 de outubro de 2014 foi a terceira mais alta temperatura já registrada  no estado de São Paulo desde 1961, perdendo para os 41,3°C  registrados em Valparaíso e em José Bonifácio em 30 de outubro de 2012

    Considerando um histórico de medições mais antigo do INMET (período de 1930 a 1960), só há um registro de temperatura mais alta que foi de 43,0°C em Iguape, no litoral sul paulista.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias