Oferecido por
Mais de 300 chamadas para os bombeiros, árvores caídas e arrancadas pela raiz, vários feridos, carros amassados, telhas voando, containers derrubados no porto, andaimes ao chão ferindo gravemente uma mulher.
Este foi o saldo parcial de ocorrências do domingo, 20 de novembro, apenas na cidade de Antuérpia, ao norte da Bélgica, após a passagem de um forte ciclone extratropical sobre o canal da Mancha. O ciclone atuou no fim de semana (19 e 20 de novembro) provocando ventania e a chuva em áreas da Bélgica, do norte da França, incluindo Paris, e do sul da Inglaterra.
Muitas rajadas de ventos provocadas por este ciclone extratropical superaram os 70 km/h na área entre o litoral norte da França, o litoral sul da Inglaterra e a Bélgica. Na França, o aeroporto de Brest registrou até 78 km/h. O aeroporto de Orly, em Paris, chegou a registrar uma rajada de 70 km/h. Em Culdrose, no litoral sul inglês, uma rajada chegou aos 94 km/h. No aeroporto de Guernsey, na mesma região inglesa, a rajada mais intensa foi de 111 km/h, mas várias outras rajadas alcançaram de 74km/h a 96km/h.
O aeroporto de Caen, no litoral norte da França também registrou uma rajada com 11 km/h. Em Le Touquet, também no litoral norte francês, as rajadas alcançaram 98 km/h. Na Bélgica, o aeroporto de Brujes registrou rajadas com até 96 km/h. Em Bruxelas, houve rajada de até 81 km/h no aeroporto local e em Antuérpia, o aeroporto teve rajada de 90 km/h
Este ciclone extratropical avançou sobre o mar do Norte e a previsão é de que alcançasse o extremo sul da Noruega às 12:00UTC (10h em Brasília) desta segunda-feira.
O vídeo mostra a ventania em Antuérpia, Bélgica, no domingo, 20 de novembro de 2016. Imagens de Ge Pegorim.
O tempo ainda estava muito instável em todas estas áreas nesta segunda-feira, com chuva e baixa temperatura. Outro ciclone extratropical avançou sobre o canal da Mancha, mas menos intenso do que o que passou pela região no fim de semana.
O tempo deve firmar só no decorrer da quarta-feira, 23 de novembro, com a entrada de uma alta pressão.
Na animação, o ciclone extratropical que provocou a ventania no fim de semana 19-20 de novembro de 2016 aparece dentro do retângulo amarelo.
O forte ciclone extratropical veio junto com uma frente fria que na sexta-feira provocou uma queda de neve prematura em áreas da Bélgica. O vídeo mostra a queda de flocos de neve na região de Ghent.