Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Região Serrana do RJ em alerta

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Região Serrana do RJ em alerta

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    A Região Serrana do Rio de Janeiro termina novembro em situação perigosa, com risco de novos transbordamentos de rios e mais deslizamentos. O nível dos rios se elevou muito e os solos encharcaram, após a chuva muito volumosa que caiu durante três dias no fim de semana prolongado de 15 de novembro. Desde então, as pancadas de chuva ainda ocorreram quase todos os dias. A passagem de outra fria nesta terça-feira deixou o tempo mais instável e a chuva voltou moderada a forte e generalizada.

    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 98,6 mm em Teresópolis e 61,6 mm em Nova Friburgo, entre às 8 horas de terça e às 8 horas de quarta-feira (30). O Rio Cônego, em Nova Friburgo, transbordou na tarde de ontem deixando ruas alagadas no município. 

    No Grande Rio, a chuva também veio forte e mais localizada na madrugada desta quarta. O Alerta Rio, da Prefeitura do Rio De Janeiro, registrou 31,2 mm no Alto da Boa Vista, 15,2 mm em Santa Teresa e 14,4 mm no Jardim Botânico. Na região metropolitana, a chuva já tende a diminuir e cai com fraca intensidade no decorrer do dia. Além da ausência de sol, os ventos marítimos ajudam a levar umidade para a região e por isso hoje as temperaturas ficam baixas. A máxima prevista para a capital é de apenas 24°C.

     

    A tabela compara a média de chuva Climatológica de 30 anos do Instituto Nacional de Meteorologia com alguns volumes de chuva registrados pelo INEA - Instituto Estadual do Ambiente, do governo do Rio de Janeiro, entre 1 e 29 de novembro, até por volta das 21 horas.

    A situação é bastante preocupante, especialmente na região de Petrópolis e de Nova Friburgo, onde a chuva acumulada em 29 dias de novembro supera a média para o mês.

     

     

     De acordo com o INEA, às 22h de 29/11/2016, todos os rios na região de Petrópolis e de Teresópolis estavam no nível de "atenção". Na região de Teresópolis, os rios Paquequer (Comari e Paquequer), Meudin (Unifeso), Fisher (Quinta do Lebrão) estavam com tendência de elevação.

    Em Petrópolis, o rio Quitandinha (Cel. Veiga) atingiu a cota de alerta às 22h30, mas já apresentava tendência de queda no nível. Os rios Palatinado (Alto da Serra) e Piabanha (Correas Igreja) estava,m baixando. Os rios Santo Antônio (Itaipava) e Piabanha (Nogueira) estavam estáveis.

    Em Nova Friburgo, o rio Macaé (Galdinópolis) transbordou. O rio Macaé (Macaé de Cima) e o rio Bonito (Piller) estavam na cota de alerta, mas com tendência de diminuição do nível.

      

     

    Mais chuva

    Nesta quarta-feira, a chuva persiste na Região Serrana do Rio de Janeiro e há risco de chuva volumosa, moderada a forte em algumas horas. A Climatempo alerta para novos transbordamentos e deslizamentos de terra. 
    A chuva enfraquece, mas não para completamente na quinta e na sexta-feira, e voltam os períodos com sol.

    O risco de novos temporais e chuva volumosa volta aumentar durante o fim de semana.

    O mês de dezembro promete mais chuva e mais problemas para a população da Região Serrana do Rio de Janeiro.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias