Oferecido por
O ano de 2016 está sendo de pouca chuva em Salvador. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o volume de chuva acumulado até às 9 horas de 9 de dezembro foi de exatos 1242,9 mm.
Se não chover um pouco mais em Salvador, pouco mesmo, cerca de 20 mm, até o dia 31 de dezembro, o ano de 2016 será o mais seco na capital da Bahia desde 2008, quando o volume de chuva total acumulado no ano foi de 1173,3, alerta a meteorologista Josélia Pegorim.
A média normal de chuva anual em Salvador é de 2098,7 mm, considerando o período de 1961 a 1990. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Abaixo estão os anos com acumulados de chuva abaixo de 1500mm, desde 1991.
Enquanto, Salvador registra quase nenhuma chuva, outras cidades do estado da Bahia já registraram bons volumes nestes últimos dias. É o caso da cidade baiana de Brumado. Entre 15 horas de quinta-feira (8), e 15 horas desta sexta-feira(9), foram acumulados 24,2 milímetros de chuva. Em Vitória da Conquista, choveu forte. No mesmo período, foram registrados 32,8 milímetros de chuva, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.
Até segunda-feira (12), estão previstas pancadas de chuva sobre o interior da Bahia, Maranhão e Piauí. O tempo quente e úmido facilita a formação de nuvens. Mesmo a chuva caindo de forma isolada em algumas localidades, há risco de temporal com bons volumes acumulados. Em Salvador, não há expectativa de chuva no fim de semana, assim como no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe que ficam sob a influência do ar seco e quente.
Notícias do tempo e do clima no Brasil
Você sabe porque a incidência de mosquito aumenta no Verão