Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / RJ tem mais chuva nesta quinta

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    RJ tem mais chuva nesta quinta

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    5 min de leitura

    Oferecido por

    Atualizado às 5h30 do dia 15 de dezembro.

     

    A chuva foi persistente nesta madrugada de quinta-feira na serra fluminense. Em Teresópolis, entre a meia-noite e 5h horas o volume de chuva chegou a 83,4 mm, conforme dados do INMET. Nas últimas 24h já foram 188,4 mm conforme o mesmo Instituto.

     

    Com a persistência da chuva sobre a Região de Serrana do Rio De Janeiro, o nível dos rios subiram mais no decorrer da tarde e às 15h30 houve o transbordamento do rio Quitandinha, em Petrópolis, na altura da rua Coronel Veiga. Pela medição do INEA - Instituto Estadual do Ambiente -, órgão ligado ao governo do estado do Rio de Janeiro, o nível do rio Quintandinha  atingiu 2,38m às 15h30 superando a cota de transbordamento que é de 2,20m.

    Às 22h, o Quitandinha continuava em transbordamento na região da Coronel Veiga, o rio Piabanha estava em alerta na altura de Corrêas Igreja e em outros locais de Petrópolis, a situação era de atenção.

    Em Teresópolis, pela medição do INEA às 22h, o rio Fisher estava em situação de "alerta", na altura da Quinta do Lebrão. Nos demais rios, o nível ainda era de atenção.

    Em Nova Friburgo, às 22h, a situação era de atenção nos rios Bengala, Grande e Santo Antonio.

    Em Silva Jardim, às 22h, o nível do rio Capivari era de alerta máximo e não se pode descartar o risco de transbordamento no decorrer no decorrer da noite.

    A chuva constante sobre o Grande Rio no decorrer da tarde e noite da quarta-feira, 14, também causou a elevação do nível dos rios. Às 17h30, segundo o INEA, o rio Saracuruna, em Duque de Caxias, estava em alerta e transbordou às 19h15.

     

    A situação é de alerta total porque a chuva vai continuar no decorrer da noite desta quarta-feira e durante esta quinta-feira, 15 de dezembro.

     

    Confira os maiores acumulados entre 22h do dia 13 e 22h do dia 14, segundo o CEMADEN

     

     

     

    Frente fria forte

    A chuva voltou a cair por todo o estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira por causa da chegada de outra frente fria ao litoral fluminense. Porém, esta frente fria tem forte intensidade para os padrões de dezembro.

    O ar polar desta frente fria é forte e o impacto deste ar frio com o ar quente e úmido que predomina sobre a Região Sudeste estimula a formação de muitas nuvens e mais chuva.

    As nuvens de chuva também são alimentadas de mais umidade pelos ventos marítimos que voltam a soprar constantes sobre o Rio de Janeiro.

     

     

    Segundo o INEA - Instituto Estadual do Ambiente -, órgão ligado ao governo do estado do Rio de Janeiro, por volta das 11 horas, quase todos os rios na região de Petrópolis, de Teresópolis e de Nova Friburgo estavam em situação de atenção, mas o rio Quitandinha, no trecho no centro de Petrópolis, estava em alerta. Em Duque de Caxias, na Baixa Fluminense, o rio Saracuruna também subiu e atingiu a cota de alerta.

     

    Confira a escala de alerta do INEA para o monitoramento dos rios

     

     

     

    A previsão é de muita chuva também para esta quinta-feira, 15 de dezembro. Até a noite da quinta, a chuva dará poucos momentos de trégua no estado do Rio de Janeiro. Na sexta-feira, 16, a chuva diminui de forma geral no estado.

    O aumento da chuva nesta quarta e na quinta-feira está associado com a passagem de outra frente fria pelo litoral fluminense, que vai reforçar as áreas de instabilidade que já estão espalhadas por quase toda a Região Sudeste do Brasil. Além do estado do Rio de Janeiro, várias regiões de Minas Gerais e Espírito Santo também receberão muita chuva até o fim desta semana.

     

    Enchente e deslizamento

    A situação é bastante preocupante porque estas regiões receberam grande volume de chuva em novembro e tiveram enchentes e deslizamentos de encosta. A chuva volumosa desta semana cai sobre solos que já estão muito úmidos e já não tem mais muito espaço para absorver a água da chuva. Os solos estão encharcados e mais vulneráveis aos efeitos desastrosos da chuva. Os rios também ficaram com níveis elevados depois da chuvarada de novembro.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias