Oferecido por
O verão no Hemisfério Sul começa oficialmente no dia 21 de dezembro de 2016, às 8h44 e vai até o dia 20 de março de 2017, às 7h29, no horário de Brasília.
A maior porção da chuva anual cai durante os meses de verão na maioria das áreas do Brasil. A chuva do verão sustenta a agricultura e as usinas hidroelétricas de geração de energia e garantem também a renovação da água nos reservatórios de para abastecimento da população.
No ano passado havia um forte El Niño, o mais forte do século e o segundo mais forte da história. Neste ano há uma La Niña fraca formada que ao longo do verão 2017 deve se desfazer. Além disso a temperatura do oceano Atlântico que não está atrapalhando o deslocamento das frentes frias. Nnão há nenhum bloqueio oceânico. O Atlântico está a favor da chuva sobre o Brasil. Além disso, a circulação dos ventos na alta atmosfera já está favorecendo a distribuição do ar úmido sobre o país, permitindo a formação das grandes áreas de chuva sobre o Centro-Oeste e sobre o Sudeste.
A situação está muito diferente dos últimos anos, quando o Brasil teve graves problemas por causa da falta de chuva no verão. Já está chovendo e está bem menos quente do que em 2015 e 2014.
O que esperar do verão de 2017? O meteorologista Alexandre Nascimento apresenta o panorama climático da Climatempo para o verão 2017.