1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / BR entra no verão com muita umidade
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

BR entra no verão com muita umidade

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A imagem de satélite colorizada abaixo mostra a disponibilidade de vapor d´água sobre o Brasil por volta das 22h de 21/12/2016. As grandes áreas azuladas, que parecem esfumaçadas, representam o vapor de água. Elas cobrem praticamente todo o Brasil, o que significa que há muito ar úmido sobre o país. As poucas áreas em azul muito escuro, quase preto, representam o ar seco, onde há pouca umidade. O ar seco predomina e pequenas áreas como no Rio Grande do Sul e na fronteira de Rondônia com a Bolívia.

 

É esta grande disponibilidade de umidade e o ar quente que predomina sobre o Brasil que gera as nuvens muito carregadas que provocam os temporais. Desde o início desta semana, grandes volumes de chuva, acima de 70 mm em 24h foram observados em diversos locais de todas as Regiões do Brasil.

A Região Norte vem registrando volumes de chuva excepcionais desde o dia 17 de dezembro por causa da intensa atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

 

O predomínio de ar quente e úmido sobre o Brasil é comum nesta época do ano. As situações de massas secas podem ocorrer, mas em geral não se prolongam por muitos dias.

Nesta quinta-feira, muitas nuvens carregadas vão crescer pelo Brasil e todas as Regiões podem ter temporais. A menor chance de chuvas intensas é sobre o Distrito Federal, o centro-norte e o leste de Goiás, o norte de Minas Gerais, o interior da Bahia, o sul do Piauí, Sergipe, Alagoas e o interior de Pernambuco.

Na sexta-feira e no primeiro fim de semana do verão, o sistema de alta pressão Subtropical o Atlântico Sul, conhecido como ASAS, terá maior influência sobre o Brasil. Isto vai diminuir a umidade e as condições para chuva em parte do Sudeste, do Nordeste e do Centro-Oeste. Mas o risco de chover forte ainda será alto muitas áreas do país.

A última frente fria de 2016 deve passar apenas sobre o Sul do Brasil entre os dias 26 e 28 de dezembro. Sua massa polar é fraca massa polar e não terá força para aliviar o calor.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias