Oferecido por
Nuvens carregadas voltaram a se formar sobre o estado do Rio De Janeiro, após uma manhã com sol forte. A tarde desta terça-feira começou com temporais na região serrana fluminense.
A chuva começou no início da tarde e se espalhou rápido sobre as cidades serranas. Por volta das
15 horas já chovia forte chuvaem toda a região de Nova Friburgo e de Teresópolis.
A chuva intensa que caiu sobre Petrópolis fez com que o nível do rio Quitandinha subisse rapidamente e transbordasse pouco depois das 17h, na altura da rua Coronel Veiga.
De acordo com o INEA, às 17h30, os demais rios monitorados na região de Petrópolis e de Teresópolis estavam em atenção. Em Nova Friburgo, o rio Cônego, na região de Olaria, permanecia em alerta.
Segundo o CEMADEN, no período entre 14h40 e 17h40 choveu 49,5 mm na região da rua Araruama, 44 mm na região da rua Paraná, em Petrópolis, dois locais de controlo do rio Quitandinha. Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, choveu 42,4 mm neste período de três horas.
Acompanhe a chuva no Grande Rio e na região serrana pelo Radar RJ
O CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 33,9 mm na região do Caledônia entre 12h50 e 13h50, hora de Brasília. Na região de Teresópolis choveu cerca de 35 mm entre 13h30 e 14h30.
As áreas de instabilidade persistem sobre o estado do Rio de Janeiro por várias horas na noite desta terça-feira. A chuva deve atingir também a Baixada Fluminense e outras áreas do Grande Rio. Há risco temporais com raios e ventos forte. As pancadas podem ser fortes, com raios também em outras regiões do estado do Rio
Acompanhe a chuva no Grande Rio e na região serrana pelo Radar RJ
O risco de temporais no estado do Rio de Janeiro é maior nesta terça-feira. Além do calor intenso e dos níveis de umidade altos, uma frente fria está passando ao largo da costa fluminense. Embora seja fraca, trazendo pouco ar frio, a mudança na direção dos ventos provocada pela passagem desta frente fria vai colaborar para a formação de um maior número de nuvens carregadas sobre estado do Rio.
Na imagem de satélite, as nuvens desta frente fria aparecem como manchas azuladas sobre o mar, ao largo do litoral fluminense. Esta nebulosidade era melhor percebida no começo da manhã, mas com o afastamento da frente fria para alto-mar, as instabilidade oceânica da também se afasta.
Como perceber a chegada do temporal na praia?
Por volta das 11 horas, a temperatura variava de 30°C a 32°C na maioria das áreas da cidade do Rio de Janeiro. Os ventos frescos de origem polar trazidos pela frente fria já podiam ser sentidos em várias áreas da cidade.
Segundo o INMET, a temperatura máxima na cidade do Rio de Janeiro nesta terça-feira foi de 34,3°C na região do forte de Copacabana.
Confira a previsão para o Rio de Janeiro para os próximos 5 dias
Mais calor
Os ventos quentes voltam a predominar sobre o estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira e a semana segue quente e abafada. A capital fluminense volta a ter temperatura bastante elevada, acima dos 35°C à tarde já nesta quarta-feira. Temperaturas próximas dos 40°C podem ocorrer no noroeste fluminense. As pancadas de chuva continuam no fim da tarde e em parte da noite por causa do forte calor.
Climatempo Consultoria ajuda você a ter o tempo e o clima a seu favor
Outra frente fria
Uma nova frente fria está prevista para chegar ao litoral sul do estado do Rio de Janeiro entre a noite de sexta-feira, 6, e a madrugada do sábado, 7 de janeiro. Esta frente fria vem com um pouco mais de força e vai fazer com que a primeira semana de 2017 termine com alto risco de tempestades no Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio.