Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / 10 cidades históricas para conhecer no Brasil

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    10 cidades históricas para conhecer no Brasil

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    6 min de leitura

    Oferecido por

    O Brasil é conhecido por suas praias belíssimas, mas a verdade é que o país vai muito além da água salgada e do Clima tropical. Existem várias cidades que preservam monumentos valiosos e merecem fazer parte do roteiro da sua viagem. Para você se encantar com a herança deixada pelos colonizadores, o Hotel Urbano (HU) separou 10 cidades históricas para conhecer no Brasil, que prometem fascinar qualquer viajante! Confira as dicas e programe seu roteiro de turismo histórico:


    Paraty (RJ)
    Paraty não é só um destino rico em praias paradisíacas. A cidade do litoral fluminense é uma mistura charmosa de belezas naturais e construções antigas. A região abriga diversas igrejas. A mais famosa é a Nossa Senhora dos Remédios. Além da arquitetura riquíssima, Paraty foi importante na rota de ciclo do café e, atualmente, é considerada Patrimônio Histórico Nacional.


    Ouro Preto (MG)
    Com uma estrutura arquitetônica colonial, Ouro Preto é uma das principais cidades do circuito histórico de Minas Gerais. O local foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1980 e ainda guarda vestígios dos séculos passados. A região foi palco da Inconfidência Mineira e preserva igrejas barrocas que proporcionam uma verdadeira viagem no tempo.


    Petrópolis (RJ)
    O Museu Imperial, o Palácio de Cristal e o Palácio de Quitandinha. Esses são apenas alguns dos atrativos da maior cidade da região serrana do Rio De Janeiro. Com sua arquitetura preservada, Petrópolis abriga verdadeiras preciosidades do passado. O local foi fundado por Dom Pedro II em 1843 e ficou conhecido como “Cidade Imperial”. A região foi palco de importantes acontecimentos históricos e conserva traços da realeza.


    Salvador (BA)
    É impossível pensar em Salvador e não lembrar das ruelas com casarões coloridos do Pelourinho. A história toma conta das ruas da região. E não é à toa. A primeira capital brasileira teve papel fundamental na conquista da Independência do Brasil. A cidade baiana foi tombada como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985 e é uma verdadeira obra prima da arquitetura colonial.


    Porto Seguro (BA)
    Se engana quem pensa que Porto Seguro vive apenas de belezas naturais. A região também teve papel fundamental na colonização do país e, atualmente, é considerada um Patrimônio Histórico. Afinal, a cidade da Bahia marcou a chegada dos portugueses ao Brasil quando foi avistada por Pedro Álvares Cabral no ano de 1500. As construções históricas surgiram logo depois e lá permanecem até hoje. A Igreja de Nossa Senhora da Pena e a Praça Pero Campos de Tourinho são alguns exemplos de estruturas arquitetônicas que foram mantidas.


    Rio de Janeiro (RJ)
    Do Período Imperial à Proclamação da República, o Rio de Janeiro preserva monumentos históricos inconfundíveis, como o Teatro Municipal e a Academia Brasileira de Letras. A cidade maravilhosa já foi capital da colônia portuguesa e, atualmente, é uma mistura de presente e passado. De um lado, um aglomerado de prédios sofisticados dá vida à modernidade. Do outro, construções antigas marcam o cenário urbano.


    Tiradentes (MG)
    Considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Tiradentes é uma das mais antigas povoações do sul de Minas Gerais. A cidade também foi cenário da Inconfidência Mineira e abriga igrejas barrocas do século 18. A Matriz de Santo Antônio é uma das construções mais famosas do local. A igreja possui detalhes em ouro e carrega traços do renomado escultor Aleijadinho. O Chafariz de São José e o Museu Padre Toledo são outras atrações imperdíveis de Tiradentes.



    Olinda (PE)
    Além de oferecer um dos melhores carnavais do Brasil, a cidade vizinha de Recife merece atenção pela sua importância histórica. A Igreja da Sé, o Convento de São Francisco, a Ladeira da Misericórdia e o famoso Mosteiro de São Bento dão vida ao passado em Olinda. E é com praias encantadoras, casinhas coloridas, igrejas lindíssimas e muito verde que a cidade pernambucana recebe o título de uma das localidades coloniais mais bem preservadas do país.


    Porto Alegre (RS)
    Em Porto Alegre, o passado se une ao futuro. Com a chegada dos portugueses, a urbanização tomou conta da cidade gaúcha, que deu as boas-vindas à modernidade sem abrir mão da riqueza dos tempos antigos. A Rua das Andradas é o ponto de partida para conhecer o centro histórico da capital do Rio Grande do Sul. Lá você encontra a Praça Marechal Deodoro e o Teatro de São Pedro, que são alguns dos principais pontos turísticos de Porto Alegre.


    Diamantina (MG)
    Cidade do interior de Minas Gerais ganhou fama com a descoberta dos diamantes e foi o principal centro de extração de pedras preciosas do Brasil. A região ainda foi berço do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek e recebeu o título de Patrimônio Histórico Nacional. Diamantina tem grande importância para a história do país, é repleta de construções coloniais e ainda possui uma gama extensa de cachoeiras.

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias